Prefeitura realiza limpeza de restinga nas praias da Baleia e Itaparica


De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Felix Falcão
Criado: 19 de setembro de 2019

Os trabalhos de limpeza e manutenção das áreas de restinga do município continuam em ritmo acelerado. Equipes da Prefeitura de Vila Velha estão, durante toda esta semana, realizando os serviços na Praia da Baleia, em Ponta da Fruta, e na Praia de Itaparica.

De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), as equipes estão atuando em duas frentes. As restingas são áreas de proteção ambiental (APA) e, para limpeza, o município solicitou licenciamento junto ao Instituto Agropecuário Florestal do Espirito Santo (IDAF).

Dentre os trabalhos realizados, estão: as eliminações das espécies exóticas invasoras das áreas das espécies nativas, capina e retirada de lixo. Toda a ação é acompanhada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Vale ressaltar que o serviço de limpeza da restinga vai acontecer em toda orla do município, da curva da Sereia, na Praia da Costa, até Ponta da Fruta. Numa segunda etapa serão realizadas podas de árvores e arbustos.

Em alguns trechos da orla estão sendo trocados mourões e cordas de sisal que servem de proteção para fauna e flora da restinga, importante berço de reprodução e moradia para espécies nativas, como o guruçá e a coruja buraqueira.     
A demanda foi solicitada pelas comunidades da orla, durante reuniões da Assembleia Popular, realizadas todas às segundas-feiras, no Teatro Municipal.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO