Prefeitura oferece cursos e atividades para pessoas com deficiência


De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Érico Miranda| Foto: comunicação pmvv
Criado: 11 de setembro de 2019

A Prefeitura de Vila Velha tem uma rede de atendimento social exclusiva à pessoa com deficiência. Além de orientações médicas, a administração municipal contempla este tipo de público com oficinas, cursos e atividades em grupo.

Localizado na Glória, o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPCD) — que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social/Semas — oferece curso básico de libras; oficinas de flauta, violão, ginástica, canto, artesanato e musicalização (confira o serviço abaixo, com as datas, horários e faixas etárias das atividades).

As atividades são oferecidas para crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos, de forma gratuita. Para se inscrever, basta ligar para os telefones (27) 3311-8287 e (27) 3389-9981. O CCPCD atende, atualmente, a 100 pessoas com deficiência e realiza, em média, 300 acompanhamentos por mês, que incluem visitas domiciliares.

A coordenadora do CCPCD, Priscila Vieira da Costa de Oliveira, ressalta que também fazem parte do trabalho realizado pela equipe do centro de convivência: o banho de mar assistido Praia Legal (que ocorre na Praia da Costa) e o Coral Legal (foto). Ela também informa que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também encaminham as pessoas com deficiência ao CCPCD.

Serviço
Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPCD)
- Curso Básico de libras (para estudantes do Ensino Médio, a partir de 16 anos): terças, de 13h30 às 17 horas; e quartas-feiras, de 8 as 11h30. Duas turmas com 30 vagas cada. A próxima turma só iniciará as atividades em fevereiro. Inscrições abertas em janeiro de 2020.
- Oficina de flauta e violão (crianças e adolescentes de 7 a 17 anos): quintas, de 9 às 11 horas; e sextas-feiras; de 14 às 16 horas. Ainda há 14 vagas para esta modalidade.
- Oficina de artesanato e musicalização (pessoas com deficiência intelectual, a partir de 17 anos): quartas-feiras, de 14 às 16 horas. Ainda há vagas.
- Oficina de artesanato familiares das pessoas com deficiência intelectual: quartas-feiras, de 14 às 16 horas. Ainda há vagas.
- Oficina de ginástica: segundas e quartas-feiras pela manhã. Ainda há vagas.
- Grupo Terapêutico “Tecendo Histórias”: quintas-feiras, de 14 às 16 horas. Ainda há vagas.
- Oficina de canto (Coral Legal): sextas-feiras, de 9 às 12 horas. Ainda há vagas.
- Praia Legal: sextas-feiras, sábados e domingos, de 8 às 16 horas. No Verão, o atendimento é diário, das 8 às 17 horas. O projeto é realizado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês). Na alta temporada são mais de 1,7 mil atendimentos mensais feitos pelo programa. As inscrições são feitas no local onde ocorre a ação.
 
Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, 790, Glória (em frente ao Portal da Glória).
Telefones: (27) 3311-8287 e (27) 3389-9981.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO