Prefeitura inicia limpeza e manutenção das restingas


De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Divulgação
Criado: 02 de setembro de 2019

A Prefeitura de Vila Velha deu início, na manhã desta segunda-feira (02), ao trabalho de limpeza e manutenção das áreas de restinga da orla do município. A demanda foi solicitada pelas comunidades, durante reuniões da assembleia popular, realizadas todas as segundas-feiras, no Teatro Municipal. Os motivos alegados, segundo os moradores, são a falta de segurança, mato alto e lixo que é descartado de forma irregular nas restingas. 

As equipes de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) estão atuando em duas frentes, na praia da Baleia, no bairro Ponta da Fruta, e praia de Itaparica.  As restingas são áreas de proteção ambiental (APA) e, para limpeza, o município solicitou licenciamento junto ao Instituto Agropecuário Florestal do Espirito Santo (IDAF).                

Nesta primeira fase, as equipes estão sendo acompanhadas por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). As espécies exóticas invasoras das áreas das espécies nativas estão sendo eliminadas.   “Todo trabalho realizado pelas nossas equipes é manual (com as mãos) com orientação dos técnicos do Meio Ambiente. Na segunda etapa de limpeza, vamos realizar a poda das árvores e arbustos com todo cuidado e preservação da área que é habitat natural de muitas espécies da nossa fauna e flora”, disse a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva.            
 
Os trabalhos deverão acontecer até o final do ano. Toda restinga compreendida da Curva da Sereia na Praia da Costa até a Ponta da Fruta vai receber serviços de manutenção e limpeza. Participam as secretarias municipais de serviços Urbanos e Meio Ambiente.       
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO