Prefeitura apresenta plano de Obras para saneamento


De: Secretaria de OBRAS
Texto: Rovena Cruz| Foto: Fabricio Lima
Criado: 19 de setembro de 2019

O projeto para universalizar o acesso da população ao esgotamento sanitário foi apresentado e discutido, na última sexta-feira (13), em encontro técnico entre membros da Prefeitura de Vila Velha e representantes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

A Cesan e às equipes da Prefeitura vêm desenvolvendo ações no sentido de identificar ligações irregulares, tanto de esgoto na rede de drenagem (rede pluvial, que recebe as águas da chuva) quanto da rede drenagem ligada à rede de esgoto (Cesan).

O projeto é resultado da parceria público-privada (PPP) entre a Cesan e a empresa Vila Velha Ambiental. A manutenção será em toda a cidade e, onde não há rede de esgoto, a empresa fará a instalação. A intenção é promover a interligação de 13 mil imóveis ao sistema de esgoto, o que representa mensalmente que um volume igual a 28 mil carros-pipa de esgoto que deixarão de ser lançados nos mananciais ou na rede pluvial e serão tratados corretamente.

 “É uma parceria muito boa com a Cesan. Estamos fazendo uma gestão compartilhada para minimizar os problemas sanitários da cidade”, ressaltou o prefeito Max Filho, que participou do encontro.

Já o secretário municipal de Obras (Semob), Luiz Otávio de Carvalho, explica: “As redes de drenagem são utilizadas apenas para carrear água de chuva e as redes de esgoto são para carrear as águas servidas (esgoto) e não água pluvial”, explicou.  
                                        
Outras ações

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdu), está criando uma cartilha para orientar os moradores da cidade, que ainda não são atendidos com rede de esgoto pela Cesan, sobre a importância de promover a ligação adequada. Também vai orientar os moradores sobre como construírem suas fossas e filtros em suas residências

“É uma união de esforços que visa possibilitar aos moradores, que ainda não são atendidos por rede de esgoto da Cesan, que tenham uma qualidade de vida melhor até que a rede seja construída pela Cesan”, explicou o Secretário de Obras, Luiz Otávio Carvalho.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO