População vai opinar sobre urbanização da Lagoa Grande nesta quarta-feira (4)


De: Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 03 de setembro de 2019

Um projeto avançado para melhor preservar uma área importante de extrema beleza no município, a Lagoa Grande. Pensando nisso, será apresentado, pela Prefeitura Municipal de Vila Velha e a Amalagoa - Associação dos amigos da Lagoa Grande, nesta quarta-feira (4), o termo de Referência para urbanização do entorno da lagoa.

O objetivo é abrir oportunidades para o turismo e para edificações. O secretário municipal de Meio ambiente, José Vicente de Sá Pimentel destaca que a Lagoa Grande é umas da quatro unidades de conservação de Vila Velha, incluída no termo da Lei do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC - LEI 9.985/2000).

“A Prefeitura conseguiu a liberação de um financiamento internacional, o Fonplata, e uma empresa de engenharia, que ganhou a licitação, concluiu os termos de referência das unidades se conservação, entre elas a Lagoa Grande, Na noite desta quarta-feira, o prefeito Max Filho deve dar sua perspectiva sobre o que será a Lagoa Grande, que é um dos lugares mais bonitos do município e que pode ser um grande polo turístico”, explicou o secretário.

As intervenções a serem implementadas envolvem a urbanização do entorno da Lagoa Grande, priorizando dar condição de acesso ao pedestre para passeio contemplativo e caminhadas, com: um pórtico sinalizando o acesso principal da lagoa (na área da prainha da lagoa); urbanização e paisagismo da rua existente no trecho da área de banho da lagoa (trecho aproximado de 400m); implantação de passarelas/caminhos de pedestre.

Lagoa Grande

A Lagoa Grande está localizada na Ponta da Fruta e consiste em uma área natural muito utilizada pela comunidade local e por visitantes para atividades recreativas. Trata-se de uma lagoa costeira formada por avanços e recuos do nível do mar (regressão e transgressão marinha), que abriga espécies de moluscos, crustáceos, peixes e outras espécies animais e vegetais que se desenvolvem em sua extensão.

Fonplata

A Prefeitura iniciou o processo de negociação para a liberação de financiamento internacional da ordem de US$ 34 milhões (o equivalente a R$ 126 milhões) da instituição financeira latino-americano Fonplata. O investimento possibilitará a requalificação urbana e melhorias ambientais com obras de infraestrutura, implantação e recuperação dos parques municipais. Além disso, haverá investimentos para melhorias nos Parques Municipais do Marista (Centro), Manteigueira(Glória), Penedo (Ilha das Flores) e Lagoa Grande (Ponta da Fruta).

Serviço:

Apresentação do termo de Referência para urbanização do entorno da Lagoa Grande
Data: 4/9 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Toca da Naza, Av. Espirito Santo, 266 em frente à Lagoa Grande, Ponta da Fruta


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO