Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas em Vila Velha


De: Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Rovena Cruz| Foto: Fabricio Lima
Criado: 18 de setembro de 2019

O Dia da Árvore será comemorado no próximo sábado (21). Com o objetivo de conscientizar a preservação da natureza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai promover, no entorno da UMEF Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, no Xuri, o plantio de mudas. A ação, que vai contar com o auxílio dos alunos da rede municipal, acontece nesta quinta-feira (19) e é aberta à comunidade.

As mudas serão cedidas pelo viveiro municipal da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que também vai preparar as covas para o plantio. A ação conta com o apoio do movimento nacional Plantio Brasil, que durante esta na semana está incentivando o plantio de árvores em vários estados brasileiros. A organização doará grande parte das mudas.

Serão plantadas em torno de 60 novas árvores. A coordenadora de Educação Ambiental da Semma (CEAM), Flávia Maciel, disse que o objetivo é chamar atenção da população para a necessidade do plantio por toda cidade. “As árvores favorecem a melhoria do microclima da região e da umidade do ar, dão frutos, servem de alimento para várias espécies animais, mantém toda uma cadeia trófica. Além disso, auxiliam na manutenção hídrica do lençol freático”, explicou.
 
Dia da árvore

O dia 21 de setembro foi escolhido em razão do início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. Vale ressaltar que o desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO