Defesa Civil promove capacitação para núcleo comunitário em Cobilândia


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 09 de setembro de 2019

A Defesa Civil de Vila Velha vai promover, nesta terça-feira (10), um curso básico para voluntários na região da Grande Cobilândia. A capacitação será realizada no Instituto Integração (IACI), na Rua Independência, nº 434, Rio Marinho, e também na sede da 2ª Cia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, na Rodovia Darly Santos, 516, em Vale Encantado.

No conteúdo das aulas, que contarão com o apoio do núcleo regional de Proteção e Defesa Civil do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, serão abordados diversos tópicos, como: noções de desastre, sistema de monitoramento, alerta e alarme, o papel dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), Plano de Contingência, além de temas sobre a realidade social e o voluntariado, combate a incêndios, prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros.

A capacitação começa nesta terça-feira (10) e vai até o dia 26 de setembro, sempre das 19:00 às 22:00 horas (terças e quintas), e de 8:00 as 12:00 horas ( sábado). O curso é um dos quesitos do processo de implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) que integram todo o processo de estruturação e fortalecimento da Defesa Civil Municipal.

Os núcleos são formados por cidadãos de cada comunidade que, por meio do trabalho voluntário e solidário, contribuem nas ações preventivas em áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato nas situações de calamidades e emergência.

O assessor especial da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, coronel Marcelo D’Isep, que coordena a Defesa Civil Municipal, destacou a importância do curso e a instalação dos núcleos comunitários. “É o elo mais importante do Sistema Nacional de Defesa Civil, pois é na comunidade que os desastres acontecem, sendo necessário que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer”, enfatizou.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO