Troca de experiência em simpósio entre ouvidorias gerais


De: Secretaria de Controle e Transparência
Texto: Rafaela Maia| Foto: divulgação
Criado: 14 de agosto de 2019

Trocar experiências e, acima de tudo, atender cada vez melhor o cidadão. Esse foi um dos objetivos do II Simpósio de ouvidoria geral do Espírito Santo, realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), em Cachoeiro de Itapemirim.

Com o tema “boas práticas no atendimento ao cidadão”, o simpósio é uma interação entre a ouvidoria geral de Vila Velha com as ouvidorias setoriais, inclusive de outros municípios. O evento ocorreu no início deste mês.

O primeiro encontro ocorreu em julho deste ano, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Prainha, e a ouvidora geral de Cachoeiro de Itapemirim, Kédyma Marques, ministrou palestra. Desta vez foi o ouvidor geral da Prefeitura de Vila Velha, Alexandre Salgado, que apresentou as inovações feitas no município.

“Neste segundo simpósio, tivemos oportunidade de levar o case de Vila Velha da ouvidoria inteligente lá para a cidade de Cachoeiro, compartilhamos com ouvidores setoriais. Também esteve presente o técnico da Controladoria-Geral da União (CGU), de Brasília, Valter Matos para falar o que está acontecendo nesta área a nível nacional. Foi um evento enriquecedor”, considerou Salgado.

Já Kédyma Marques, ouvidora geral de Cachoeiro de Itapemirim, ressaltou a importância do simpósio. "Através dos simpósios, temos compartilhado experiências que enriquecem nosso trabalho. Sabemos que o processo de melhoria é contínuo e este é um passo importante na busca pela excelência no atendimento ao cidadão".

O técnico da Controladoria-Geral da União (CGU) Valter Matos da reforçou o papel da ouvidoria: “Foi uma oportunidade muito boa para refletirmos sobre o papel da ouvidoria, especialmente pensando nela como uma ferramenta de controle social. A ouvidoria é a ferramenta mais democrática que há, pois qualquer usuário de serviço público pode usá-lo.”

Também tratou sobre o trabalho dos servidores: “O tempo que passamos em Cachoeiro, discutindo a importância do aprimoramento dos servidores públicos que trabalham em ouvidoria, foi muito precioso para que a gente reforce a ideia de que a ouvidoria precisa de aproximar cada vez mais dos usuários e apoiá-lo na sua participação social”.


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