Técnicos da Prefeitura participam de curso sobre plano de redução de riscos


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito, Secretaria de OBRAS
Texto: Rovena Cruz e Vandique Magalhães| Foto: Fabricio Lima
Criado: 29 de agosto de 2019

Mapear as áreas de risco do município como medida preventiva para casos de deslizamento de terras ou pedras nas encostas de Vila Velha. Esse é o objetivo do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), sobre o qual a Prefeitura promoveu um curso de três dias para técnicos e servidores de diversas secretarias.

A capacitação aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Vila Velha e foi encerrada nesta quinta-feira (29). O PMRR é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), com o auxílio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, por meio da Defesa Civil Municipal.

O secretário municipal de Obras (Semob), Luiz Otávio de Carvalho, destacou a importância do curso de capacitação. “O programa tem interfase com várias secretarias, como da Defesa Social e Transito, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Meio Ambiente e Educação, cujos técnicos serão multiplicadores, repassando as informações para outras pessoas e atingindo um público maior. Assim ainda também realizaremos outros treinamentos com as comunidades como uma das etapas finais do Plano Municipal de Redução de Riscos”, enfatizou.

Segundo o engenheiro Leonardo Andrade de Souza, da Avantec Engenharia, empresa contratada para realização do mapeamento geológico das áreas, o PMRR deve estar ligado ao plano de contingência. “Os problemas e os cenários da cidade mudam o tempo todo. Por isso, temos que pensar que no município ocorrem alagamentos e com esse trabalho a gente consegue minimizar os danos, avisar as pessoas sobre os danos, os riscos. Esses são os desafios de criarmos ações de curto prazo até que se cheguem a uma conclusão definitiva”, explicou.

"O curso, com a participação de servidores de várias secretarias, têm possibilitado mostrar que as ações de Defesa Civil fazem parte da competência do município como um todo. São ações multidisciplinares que se complementam para garantir a segurança e o bem-estar da população", complementou o assessor especial da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, coronel Marcelo D’Isep, que coordena a Defesa Civil Municipal.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO