Servidores de Vila Velha serão treinados por Cruz Vermelha Internacional


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Divulgação
Criado: 28 de agosto de 2019

O prefeito Max Filho assinou parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha nesta terça-feira (27), em Brasília, para implementar boas práticas do Programa Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais.

O programa consiste na adoção de medidas para prevenir e reduzir os efeitos da violência armada que impactam os serviços públicos, como saúde, educação e assistência social, provocando a interrupção do atendimento e até fechamento dessas unidades, quando ocorrem situação de confronto armado e toque de recolher promovido por criminosos.

Com a assinatura do acordo de cooperação, o município passa a integrar a rede do Acesso Mais Seguro de forma pioneira no Espírito Santo e a custo zero para a Prefeitura de Vila Velha. Os secretários Jarbas Ribeiro (Saúde), Roberto Beling (Educação) e Ana Claudia Simões (Assistência Social) integraram a comitiva do prefeito no evento.

Greve da PM
 
Durante a solenidade, o prefeito Max Filho comemorou a inclusão de Vila Velha no Acesso Mais Seguro: “Nossa expectativa com o programa em Vila Velha é equipar melhor nossos servidores, nossa força de trabalho. Para que, mesmo em contexto de crise e situações adversas, possam manter em funcionamento serviços públicos essenciais à população”.
 
Em seguida, relatou como surgiu a proposta de se buscar medidas de segurança para servidores e usuários dos serviços públicos em Vila Velha.
 
“Convivemos, em fevereiro de 2017, com a greve da Polícia Militar e foi um momento muito difícil para todos nós. Foi quando nos demos conta da importância de estar equipado, treinado, para poder reagir à situações de risco, garantindo ao mesmo tempo o funcionamento de serviços públicos fundamentais, como saúde e educação mesmo em momentos difíceis".
 
“Assim, fomos buscar ajuda junto a organismos idôneos nessa área e batemos à porta do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que possui larga experiência sobre o tema pelo mundo afora”, pontuou.
 
Custo zero
 
A implantação do programa em Vila Velha não terá custos para os cofres da municipalidade. A Cruz Vermelha Internacional vai financiar integralmente o Programa Acesso Mais Seguro, inclusive o treinamento dos servidores com elaboração de protocolos de gestão de crise e plano de contingência.

Dentre os resultados esperados do programa estão:

1) Manutenção da oferta dos serviços à população nas áreas mais vulneráveis à violência armada.
2) Gestão integrada entre várias secretarias e serviços e a elaboração de estratégias comuns de prevenção dos incidentes de segurança em nossa cidade.
3) Gestão do estresse dos profissionais nas áreas mais vulneráveis e consequente diminuição da rotatividade e da dificuldade de alocação dos servidores.
4) Diminuição do tempo de resposta do Poder Público frente aos incidentes de segurança.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO