Prefeito em exercício comemora ações para Educação em assembleia popular


De: Secretaria de Governo e Coordenação Institucional, Secretaria de Gabinete, Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Luiz Brumana| Foto: Felix Falcão
Criado: 06 de agosto de 2019

Em uma assembleia popular com a participação de lideranças de diversos bairros, o prefeito em exercício, Jorge Carreta, fez, nesta segunda-feira (5), questão de comemorar a assinatura das ordens de serviço para a construção de mais duas unidades municipais de ensino infantil, ambas na Grande Terra Vermelha. As ações, inclusive, foram debatidas com a população há cerca de um ano, naquele mesmo encontro e nas reuniões do orçamento participativo.

“Assinamos duas ordens de serviços de escolas no município de Vila Velha, uma na divisa entre São Conrado e Ulisses Guimarães e outra em Jabaeté. Estamos trabalhando isso juntamente com o Orçamento Participativo, que foi discutido em 2017 e este ano novamente. São obras reivindicadas pela comunidade”, explicou o prefeito em exercício.

E completou: “É uma satisfação muito grande participar de uma gestão com arrojado plano de obras para a cidade. Serão mais de 1500 vagas de ensino”, se referindo à construção e ampliações de novas unidades municipais de ensino infantil (UMEIs). Entre as quais, citou a construção do anexo da escola municipal Desembargador Ferreira Coelho, na Glória; e da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Maria da Penha Freitas Mauro (Dona Pepenha), no Sítio Batalha, Centro. Ambas terão ordens de serviço assinadas pelo prefeito Max Filho nos próximos dias.

A assembleia popular ocorreu nesta segunda-feira (5) no Teatro de Vila Velha, no centro. Carreta, inclusive, a classificou como sendo um canal democrático e de livre participação para as comunidades de Vila Velha. “Aqui, os líderes comunitários têm direito de usar o microfone e fazerem suas reivindicações. É um elo entre o gestor público e a sociedade organizada”.

Lideranças populares concordaram com ele e, antes de pontuarem suas reivindicações e sugestões, fizeram questão de frisar a importância das assembleias. “Parabenizo a administração por esta oportunidade da população falar diretamente com o prefeito. É uma ação democrática”, afirmou o morador do Centro da cidade, Paulo Martins, que reivindicou mais debate sobre a consulta pública do binário que vai resultar em mudança no trânsito do bairro.

Entre os demais assuntos discutidos estavam: a Parada LGBT de Vila Velha; sinalização na Prainha da Glória; iluminação para campos de futebol; entre outros. Após, o secretariado respondeu as demandas das lideranças comunitárias, apontando ações feitas e prevendo novas atividades a partir das sugestões.

Por fim, o prefeito em exercício, Jorge Careta, convidou a todas para participarem da reunião do orçamento participativo, que acontece na próxima quinta-feira, na escola Christiano Dias Lopes, no bairro São Conrado.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO