Novas diretrizes operacionais trazem mais eficiência para a Guarda Municipal


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Fabricio Lima
Criado: 26 de agosto de 2019

A implementação das novas diretrizes operacionais está trazendo mais eficácia às ações da Guarda Municipal de Vila Velha. Na manhã da última sexta-feira (23), o secretário de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Júnior, finalizou o ciclo inicial de reuniões com chefes dos grupamentos da corporação para alinhar os princípios básicos de atuação da corporação.

“Nós estamos utilizando o princípio de polícia comunitária, da territorialidade, da delegação de poder e da continuidade. E essa proximidade vai fazer com que tenhamos mais contatos com as lideranças comunitárias. Com isso, o ciclo da confiança vai girar a favor da segurança pública”, explicou Emmerich, para quem o munícipe será o grande beneficiário.

Na reorganização operacional da Guarda Municipal, os agentes estão sendo realocados por grupamentos nas várias regiões da cidade. Todas as equipes terão os seus respectivos responsáveis, que terão liberdade para fazer os diagnósticos locais a partir de experiências comunitárias.

“Cada um tem o poder de fazer a sua própria escala e utilizar os seus equipamentos, a base e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho baseado em diagnósticos da própria região”, enfatizou. A partir de agora, os responsáveis estabelecerão contatos com as lideranças comunitárias, religiosas e até poderão cadastrar a direção das escolas e demais equipamentos públicos municipais.

Para o coronel Emmerich, com esse novo princípio, a atuação da Guarda Municipal será ainda mais qualificada e eficiente. A subsecretária da Guarda Municipal, Elisangela Fraga também defende a nova filosofia de trabalho. “A aproximação é muito importante para termos diagnósticos precisos sobre o que acontece no dia a dia dos bairros. E a distribuição das equipes por regiões irá permitir uma maior atenção aos nossos munícipes”, destacou.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO