Governo do Estado planeja dez estações de bombeamento em Vila Velha


De: Secretaria de Gabinete
Texto: Gilberto Medeiros| Foto: Beatriz Vellasco /Felix Falcão
Criado: 20 de agosto de 2019

Dez novas estações de bombeamento de águas pluviais serão construídas pelo Governo do Estado em Vila Velha, além de novas galerias pluviais. O planejamento foi apresentado ao prefeito Max Filho, na tarde desta segunda-feira (19), pela subsecretária de Estado de Desenvolvimento Urbano, Zilma Peterli Lyra. O serviço já começou com a dragagem do Rio Marinho (foto).
 
O prefeito destacou que a Prefeitura de Vila Velha vai atuar em conjunto com o Estado, dando suporte para a boa fluidez das obras e evitando que o cronograma sofra atrasos. “Queremos ser instrumento facilitador e atuar em complemento às ações do Governo do Estado”, afirmou o prefeito.
 
Zilma explicou que, na primeira etapa das obras, serão construídas quatro estações de bombeamento: Rio Marinho (São Torquato), Canal da Costa, Cobilândia e Jardim Marilândia. Em seguida, Aribiri, Pontal das Garças, Laranja (na região de Pontal das Garças), Itapoã, Praia das Gaivotas e Canal Bigossi. É importante destacar que os estudos vão apontar a localização exata e algumas dessas EBAPs poderão mudar de local.
 
“A capacidade de vazão vai variar entre quatro metros cúbicos por segundo (4 m³/s) até 24 m³/s”, calculou. “E o governo fará um estudo hidrológico para determinar qual será a obra a ser realizada na sub-bacia do Rio Aribiri, no bairro Dom João Batista. Faremos galerias em bairros servidos pelo Canal de Guaranhuns, como Nova Itaparica e Jóquei de Itaparica”, completou.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO