Em clima de festa, Prefeitura inaugura escola em Barramares


De: Secretaria de Educação, Secretaria de Gabinete
Texto: Érico Miranda| Foto: Fabricio Lima
Criado: 31 de agosto de 2019

O dia 31 de agosto de 2019 ficará marcado para a Grande Terra Vermelha (Região 5). Neste sábado (31), diante de um público de mais de 500 pessoas, a Prefeitura de Vila Velha inaugurou a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) “Dijayro Gonçalves Lima”, localizada em Barramares. As aulas na escola começam já na manhã desta terça-feira (3). Um clima de festa marcou a solenidade.

Construída em apenas cinco meses, com base no inovador método de edificação baseado no material denominado concreto PVC, a Umef “Dijayro Gonçalves Lima” a escola atenderá, inicialmente, a 200 alunos (em 2020, 400 crianças da região estudarão na unidade) do 1º ao 3º ano. As aulas começam nesta terça-feira (3).

“Dedico a inauguração da Umef ‘Dijayro Gonçalves Lima’ ao desenvolvimento humano das crianças de Vila Velha. A Prefeitura de Vila Velha está construindo outras unidades de Educação no município, para que até o próximo ano sejam disponibilizadas cerca de 5 mil vagas em nossa Rede de Ensino”, afirmou o prefeito Max Filho (continue lendo após a foto).



A solenidade de inauguração também contou com a presença do ex-governador Max Mauro, do vice-prefeito Jorge Carreta; de representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa; de vereadores de Vila Velha e de Viana; de secretários e subsecretários municipais; de lideranças comunitárias e de moradores da Grande Terra Vermelha; de estudantes da Rede Municipal de Educação; técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed); e de pais, responsáveis e amigos dos alunos.

“A entrega desta escola atenderá não apenas as crianças de Barramares, mas de parte importante da Grande Terra Vermelha (Região 5). Investir em Educação é investir no futuro das pessoas”, declarou Jorge Carreta.

Estrutura

A edificação de um pavimento conta com oito salas de aula, pátio coberto, quadra poliesportivo, parquinho, biblioteca, laboratório de informática, sala de recurso multifuncional para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), banheiros acessíveis, dois reservatórios de água e acesso pleno a pessoas com deficiência.

Com recursos próprios, a Prefeitura de Vila Velha investiu R$ 4.779.255,06 na construção da escola, realizada pela Destak Construtora e Incorporadora, contratada por meio de licitação pública. Representantes da empresa participaram da solenidade de inauguração da Umef “Dijayro Gonçalves Lima”.

“A unidade foi entregue à população com todos os equipamentos e quadro de profissionais necessários para dar às crianças da região um ensino de qualidade”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.

A cerimônia de inauguração da unidade contou com apresentações culturais, atividades recreativa para as crianças (brinquedos), doces para a garotada, show do grupo Macakids e com a presença da banda da Umef Alger Ribeiro Bossois (de Cidade da Barra) e dos alunos finalistas do VI Festival de Música nas Escolas: Gabriel Nery (Tuffy Nader); Letícia Vitória (Deputado Paulo Sérgio Borges) e Thayslane Nascimento (Professor Darcy Ribeiro) - continue lendo após a imagem.



Homenagem a escritor

A Umef de Barramares recebe o nome de “Dijayro Gonçalves Lima”, saudoso escritor e servidor público, autor do livro “Vila Velha, Seu Passado e Sua Gente”. O literato faleceu em 2014. 

“Ter o nome de meu pai nesta escola é uma emoção indescritível. É uma justa homenagem a quem sempre se dedicou ao município, à população. Parabenizo a Prefeitura de Vila Velha pela entrega desta unidade de Educação”, disse André Luiz Gonçalves Lima, filho do homenageado, que recebeu das mãos do prefeito Max Filho a placa simbólica da unidade.

Equipe

Durante a construção da unidade, o corpo diretivo, a formação da equipe de professores e de outros profissionais que atuarão foi formada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Fizemos um trabalho de busca ativa dos alunos em todas as escolas municipais da Grande Terra Vermelha (Região 5), informando às comunidades sobre o planejamento da unidade”, afirma o diretor da unidade, Wesley Lima Ramos (leia mais após a foto).



População comemora

Pais e responsáveis pelos alunos e por crianças da região comemoraram a inauguração da Umef “Dijayro Gonçalves Lima”. “A Prefeitura está de parabéns. A escola já vai atender nossas crianças. A unidade está muito bonita. A felicidade em nossa comunidade é grande”, afirmou o aposentado Ricardo Cardoso, morador de Barramares, que pretende ver seu neto Alex matriculado na escola, em 2020.  

Mais escolas em construção

Esta é a segunda escola que Prefeitura de Vila Velha inaugurou em 2019. Em fevereiro, a Umef “Professora Leopoldina de Mattos”, no Ibes. Estão sendo construídas as unidades municipais de Educação Infantil (Umeis) de São Torquato, Alecrim ("Julierme da Cruz Dias/Pedacinho do Céu"), e Praia das Gaivotas e a Umef de Alvorada ("Gil Bernardes"). Já foram assinadas as ordens de serviço para a construção das Umeis de Jabaeté, Jaburuna, São Conrado e Ulisses Guimarães.




 
 
 
 



SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO