Prefeitura dá posse a membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial


De: Secretaria de Governo e Coordenação Institucional, Secretaria de Gabinete
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Fabricio Lima
Criado: 14 de julho de 2019

O prefeito em exercício, Jorge Carreta, deu posse na manhã desta quinta-feira (11) aos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) eleitos no final de junho. A cerimônia aconteceu na sala de conferência, na sede da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica. Na primeira reunião depois de empossados, os conselheiros na deliberaram sobre o membro e o suplente que presidirão o órgão.
 
Com a posse e a instituição do Compir, criado pela Prefeitura de Vila Velha por meio da Lei 6.145 de abril deste ano, o município passou a se credenciar para obtenção de recursos federais junto ao Sistema Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), do Ministério dos Direitos Humanos.
 
A principal atribuição do conselho é atuar como órgão fiscalizador e também na formulação de políticas públicas de promoção da igualdade racial no âmbito do município. A iniciativa foi construída a partir da formulação conjunta resultante de propostas debatidas na Conferência Municipal de Igualdade Racial e que também contemplou os anseios dos movimentos organizados da sociedade civil.
 
“É um tijolinho a mais que estamos colocando para a efetivação de um programa de uma gestão que prioriza o diálogo, a participação popular e a democracia”, enfatizou o prefeito em exercício, Jorge Carreta, ao abrir a cerimônia que culminou com a posse e a primeira reunião do conselho. 
 
O secretário de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino Mauro, disse “todo o processo de criação da coordenação, conselho, bem como a eleição e a nomeação de seus membros, foi fruto de um trabalho conjunto, que iniciou com as propostas das vereadoras Dona Arlete e Patricia Crizanto”, contou. E finalizou: “E isso nos ajudou muito”.
 
“É um avanço muito grande para o nosso município. Estamos vivendo um momento histórico ao vermos que todo o nosso esforço não foi em vão”, destacou a vereadora Patricia Crizanto, presidente da frente parlamentar da Promoção da Igualdade Racial, sobre a instituição do Conselho e a posse dos membros.
 
CONSELHEIROS
 
Poder Público
 
Stella Matutina Dias (Semsa)
Amanda de Jesus Meirelles (suplente)
 
Alessandra Fonseca Machado (Semed)
Fabrício Moreira Rufino (suplente)
 
Carlos Jehovah Alvez Fernandes (Semcult)
Carlos Francisco da Silva (suplente)
Evan Halei Novaes dos Santos (Semgov)
Margareth Nascimento Ventura da Silva (suplente)
 
Sociedade civil
 
Movimentos da Promoção da Igualdade racial
Nérias Celestini Meireles
André Messias dos Santos (suplente)
 
Movimentos da Juventude Negra
Giselle Soares dos Santos
Romerito reis de Souza Lopes (suplente)
 
Movimentos dos Povos Tradicionais
Yara Marine da Silva Paulino
José Carlos Ribeiro Santana (suplente)

Movimento Mulher Negra, Indígena, Cigana 
Maryciane Silva de Oliveira 
Débora Cristine Barros Schls (suplente)


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO