Saúde atua para reduzir stress na relação servidor/paciente em unidades


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins | Foto: Divulgação
Criado: 10 de junho de 2019

Fatores que geram maior stress no dia a dia do profissional de saúde estão sendo pesquisados pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa).

O trabalho tem por objetivo garantir um ambiente saudável com mais eficiência e resultados na relação com os usuários e pacientes nas unidades de saúde, prontos atendimentos e hospital maternidade do município.

Diariamente, uma equipe multiprofissional formada por médico do trabalho, técnico em segurança, enfermeira, psicóloga e estagiários percorre as unidades da rede municipal de saúde para acompanhamento individual e/ou em grupo dos servidores.

 “Essa ação busca trabalhar individualmente cada unidade, almejar resultados e minimizar os impactos desses estresses diários”, complementa a coordenadora de Recursos Humanos da Semsa, Lauanna Christina Vieira Eler.

 Eficiência

 “É comprovado cientificamente que o trabalhador é afetado pelas várias dimensões da vida e consequentemente, afetará sua forma de agir e pensar. Portanto, conforme as condições em que está inserido, sua atuação pode ser positiva ou negativa. Isso se encaixa no contexto ocupacional, na qual o trabalho pode proporcionar prazer ou adoecimento”, explica a psicóloga Josiara Novo, uma das profissionais à frente do programa.

De acordo com ela, é importante analisar em quais condições o trabalho tem sido executado, conhecendo a realidade, para assim, promover os ajustes necessários ou possíveis.

“Outra questão pertinente”, salienta Josiara, “é a capacitação dos profissionais para executarem suas atividades com mais eficiência e eficácia, pois, precisam de instrumentos e de conhecimento que os ajudem a lidar com as diversas situações cotidianas no ambiente ocupacional”.
 
 


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