Prefeitura prorroga prazo para propostas de ampliação do Bike VV


De: Secretaria de Administração
Texto: Luiz Brumana| Foto: Felix Falcão
Criado: 04 de junho de 2019

A Prefeitura de Vila Velha prorrogou para 14 de junho o prazo para as empresas interessadas em operar no sistema Bike VV entregarem suas propostas à administração municipal. Isso, contudo, não impacta no prazo estimado de ampliação do serviço e implantação de bicicletas ou patinetes elétricos no município, previsto para o segundo semestre.

A prorrogação visa promover maior competitividade e atender a um demanda das empresas, que pediram para que a concorrência possibilitasse também a participação de consórcios de empresas e grupos econômicos.

“Essa prorrogação foi em função de um pedido de esclarecimento e solicitação de licitantes, empresas que se interessaram pela concorrência, para permitir que grupos econômico e empresa na forma de consórcio participem. Com isso, amplia a concorrência e aumenta o benefício às pessoas, porque quem apresentar a melhor tarifa ao usuário vence a concorrência”, explicou o secretário de Administração, Rafael Gumiero. 

Além do valor da tarifa, também serão avaliadas: a experiência na área de atuação e a capacidade técnica para operar na cidade. Após a nova concorrência pública, a quantidade de bicicletas do Bike VV vai passar de 200 para 450 unidades. Além disso, serão implantados 100 unidades do modal elétrico, que podem ser bicicletas ou patinetes elétricos.

“É um projeto de expansão. Estamos inserindo o modal elétrico, mas com bastante segurança. O município está, em paralelo, elaborando a regulamentação para colocar em consulta pública nos próximos dias”, adiantou o secretário.

Implantação

A segunda fase de implantação será dividida em dois semestres, após homologada da vencedora da licitação. A intenção é chegar ao total de 45 estações distribuídas nas cinco regiões da cidade. O contrato com a Tembici, empresa que opera atualmente no município, vai até o dia 15 de dezembro deste ano.

Outra novidade que será implantada pela empresa vencedora será a ampliação do horário da Bike VV, passando a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. Hoje, o sistema está disponível entre 5 horas da manhã e meia noite.
      
As empresas interessadas deverão obedecer os critérios do termo de referência. As bicicletas precisam ter seguro civil contra acidentes do usuário e terceiros, modelos de estação, dentre outras normas técnicas estabelecidas no termo.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO