Prefeito dá posse aos conselheiros das Unidades de Conservação de Vila Velha


De: Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 05 de junho de 2019

O prefeito Max Filho empossou, na manhã desta segunda-feira, conselheiros de três Unidade de Conservação (UC) de Vila Velha. Eles vão atuar no Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira; na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Grande; e no Monumento Natural Morro do Penedo.

A solenidade ocorreu na sede da Prefeitura Municipal. A função dos conselheiros, que atuarão no biênio 2019/2020, é contribuir para uma gestão democrática das Unidades de Conservação do município. Na solenidade, o prefeito exaltou a importância dos conselhos.

“A nova constituição do conselho vai contribuir com os termos de referência para obras e licitações que serão votadas pelo colegiado. Com projetos avançando, os parques estarão aptos a receberem visitas dos moradores e estudantes, mantendo a preservação, abrindo oportunidades para o turismo e contribuindo para a saúde da população, que poderá usar os parques para caminhadas”, ressaltou.

O secretário de Meio Ambiente, José Vicente de Sá Pimentel, pontuou que um dos tópicos fundamentais neste mês será a reativação de três conselhos municipais. “Foi dado posse hoje aos novos conselheiros que já começam a trabalhar. A primeira atividade desse conselho foi a apresentação do termo de referência das obras, que são intervenções que serão feitas na Lagoa Grande, no Penedo e no Parque da Manteigueira com os recursos provenientes do Fonplata”, explicou.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito (Semdest), Oberacy Emmerich, explicou que o Grupamento Ambiental, que faz parte da Guarda Municipal, vai se especializar nas questões patrimoniais ambientais. “Esse é um ponto fundamental, pois um dos problemas que nossos parques têm é justamente a questão da segurança”, pontuou.
 
Como parte das atividades do mês do Meio Ambiente, 20 crianças da UMEI Luiz Augusto Aguirre de Boa Vista fizeram uma apresentação musical e falaram da importância da preservação ambiental. Os estudantes visitaram também as repartições para sensibilizar os funcionários sobre a colaboração na coleta seletiva já existente no prédio.  

Além do prefeito e de membros do secretariado, participaram da solenidade de posse autoridades e representantes de Instituições vinculadas ao Meio Ambiente de Vila Velha.                                                                     


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO