Orçamento Participativo: novos parques e investimento no Meio Ambiente


De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Rovena Cruz| Foto: Fabricio Lima
Criado: 18 de junho de 2019

Em 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema pautou diversas ações durante todo o mês e foi discutido na noite desta segunda-feira (17), em reunião do Orçamento Participativo 2019/2020. Entre as ações anunciadas está a liberação de financiamento internacional para a implantação de unidades de conservação e obras em parques municipais.

O recurso da ordem de US$ 27 milhões, segundo apresentado na reunião, é oriundo da instituição financeira latino-americano Fonplata. Parte desse investimento possibilitará a implantação de Unidades de Conservação como Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Grande; e no Monumento Natural Morro do Penedo. (Saiba mais AQUI)

Outra ação pontuada no encontro foram os empreendimentos Parque Municipal Urbano Sítio Batalha, já em andamento com a assinatura do projeto de lei  que o cria, e o Parque do Cruzeiro e Lagoa Encantada, em fase de diagnostico ambiental.

Durante o encontro, a população fez questão de marcar presença e, durante o debate, abordou temas como limpeza das praias, cuidado com os animais, preservação da restinga, descarte de resíduos e criação de mais áreas verdes.

O encontro ocorreu no Teatro Municipal e foi presidido pelo vice-prefeito, Jorge Carreta. Foram apresentadas ações e projetos competentes da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA) pelo secretário José Vicente de Sá Pimentel e seus coordenadores, de Educação Ambiental, Fiscalização Ambiental, Recursos Naturais, Bem Estar- Animal entre outras.

A população presente fez muitas solicitações por escrito que foram entregues ao secretário de Meio Ambiente. “Iremos responder a todos aqui presentes sobre as reivindicações escritas, estou entregando ao secretário que irá responder a cada um no endereço comunicado. Podem preencher as fichas entregues na plateia, que vamos responder a todos”, afirmou o vice-prefeito, em meio a apresentação.

O secretário municipal de Meio Ambiente respondeu a população, ressaltando: "Fico feliz de saber que tem tantas pessoas aqui envolvidas com as causas ambientais. Estamos conversando com um grupo de pessoas para criar áreas privadas onde se possa levar cachorros. Além disso, há uma consulta pública em aberto para tratar as questões de poluição sonora e quero visitar as áreas divulgadas aqui que podem servir de área verde no município”, explicou.

A quinta reunião acontecerá na próxima segunda-feira (24), com o tema “Segurança, Esporte e Lazer”, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal.  A participação popular é muito importante para definir as obras de infraestrutura para o município.


 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO