Melhores do Mundo: Jovem canela-verde no top 3 do jiu-jítsu


De: Secretaria de Gabinete
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação
Criado: 23 de junho de 2019

O estudante canela-verde Victor Gonçalves Freire, de 17 anos, está entre os melhores lutadores do jiu-jítsu do mundo. Ele se consagrou vice-campeão mundial da categoria masculino juvenil, faixa-azul, meio-pesado, depois de quase colocar a mão no título em uma luta contra o americano Savion Maranon. Ao voltar para casa, no dia 12 último, o lutador desembarcou no Estado com mais três medalhas no peito e foi homenageado pela família e por amigos.

O vice-prefeito Jorge Carreta fez questão de ressaltar a dedicação de Victor. “A garra desse rapaz é impressionante. O comprometimento dele, o foco e os resultados mostram que Vila Velha empresta mais um superatleta ao Brasil para brilhar internacionalmente. Agora ele tem de trabalhar para chegar às Olimpíadas, que o máximo para um atleta”, disse, já entrando na torcida.

Na luta final, em 31 de maio, o título mundial ficou a apenas quatro segundos das mãos do capixaba no World Jiu-Jitsu IBJJF Championship 2019, em Long Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos (EUA). Ao se ajoelhar após a luta para agradecer, Victor Freire perdeu dois pontos que o deixou em segundo lugar na competição. Ele já havia vencido os dois primeiros confrontos. (O texto continua depois da foto)



Ainda nos EUA, o capixaba venceu o Campeonato Sand Diego Spring Internacional Open 2019. Em Portugal, o jovem também ficou em segundo lugar no Campeonato Europeu Odivelas realizado no início deste ano. Na galeria, o faixa-azul já coleciona 40 medalhas em títulos nacionais e internacionais.

A mãe do jovem lutador canela-verde, a servidora pública Marlene Alves, disse que não via a hora de reencontrar o filho. “Além das saudades, estamos muito orgulhosos do desempenho dele nos EUA”, alegou. E acrescentou: “Por isso preparamos uma recepção calorosa quando ele desceu no aeroporto”, disse, deixando escapar um largo sorriso de orgulho.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO