II Semana do Meio Ambiente é realizada pela PMVV no Parque da Prainha


De: Secretaria de Educação, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Fabricio Lima
Criado: 05 de junho de 2019

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a, a Prefeitura de Vila Velha está promovendo a segunda edição da Semana do Meio Ambiente, que inicia nesta quarta-feira (05) e segue até sexta-feira (07), no Parque da Prainha.

Com o tema “Conectando as Escolas com a Natureza”, alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da solenidade de abertura do evento. O vice-prefeito Jorge Carreta, acompanhado do secretário municipal de Educação, Roberto Beling, falaram da importância sobre a preservação do Meio Ambiente.

“Nós não podemos controlar a natureza, como as chuvas, por exemplo. Mas podemos controlar o nosso Meio Ambiente. Realizamos um belo trabalho de Educação Ambiental através das escolas da Rede Municipal”, disse Carreta.

Oficinas, palestras, exposições, aulas temáticas, peças de teatro, educação ambiental, danças e brincadeiras estão entre as opções ofertadas para os alunos e o público em geral.

Inclusive, técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), em parceria com a Emec Obras e Serviços, empresa responsável pela manutenção das áreas verdes, montaram uma composteira (local para receber resíduos orgânicos para conseguir um local rico em húmus e nutrientes) para ensinar aos visitantes todo o processo da compostagem orgânica.

O material utilizado para compostagem é de origem das podas de árvores e da limpeza pública dos locais onde são realizadas as feiras livres no município. São recolhidos restos de frutas, verduras e legumes que seriam descartados no aterro sanitário e que são reutilizados para produção de adubo. Por mês, são produzidos 350 toneladas que são reaproveitadas nas praças e canteiros da cidade. 

Outras atrações do evento são: Projetos Bromeligenous, conservando anfíbios de bromélias, laboratório de peixes e insetos da Universidade de Vila Velha (UVV), estação de coleta seletiva, projeto Caiman, projeto Jardim e horta escolar sustentável.

Participam da Semana do Meio Ambiente, as secretarias municipais de Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO