Guardas vidas recebem nova capacitação sobre projeto Praia Legal


De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Priscilla Contarini| Foto: Fabricio Lima
Criado: 06 de junho de 2019

Um grupo de guardas vidas participou de mais uma formação para melhor atender pessoas com deficiência no Projeto Praia Legal. Foram palestras e orientações sobre, por exemplo, a inclusão destes cidadãos por meio da acessibilidade às praias e banhos de mar. No próximo dia 19 de julho, uma nova turma será treinadas.

A formação ocorreu na última terça-feira (04), no auditório da Prefeitura de Vila Velha. "O projeto está ligado à Secretaria de Assistência Social e envolve peculiaridades na maneira de agir e tratar como complemento a uma atividade que tem influência direta na saúde dos usuários do projeto. É muito mais do que um banho de mar monitorado. Um tratamento humanizado, atencioso e que consiga contribuir de maneira relevante com o fator saúde e o empoderamento das pessoas com deficiência que frequenta o nosso projeto", ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões.

A subsecretária de Assistência Social, Irisângela Gambardela Teixeira, reforçou: “A partir de novos conhecimentos, conseguimos trazer um trabalho ainda melhor. Disponibilizar o conhecimento em diversas áreas só vai beneficiar os usuários”.

Roberto Gomes faz parte da equipe de guarda-vidas que atuam no projeto e aprovou a capacitação. “Agrega muito valor como profissional e aprendemos muito aqui hoje”, ressaltou.

A palestrante e jornalista Mariana Reis abordou o tema "Pessoas com deficiência: Diversidade e Inclusão". Já a subsecretária de Assistência Social falou sobre a "Concepção do projeto, lazer, banho de mar e socialização na praia". O representante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), Fernando Yukiu, abordou o salvamento aquático. Já o  médico cardiologista Renato Tovar, que também ministrou uma palestra, falou sobre primeiros socorros e as principais complicações oriundas da lesão medular.

A palestrante e enfermeira Renata Kabyelle falou sobre “Noções básicas sobre ostomias e cuidados com ostomizados”. Na ocasião, a fisioterapeuta Janaína Pereira e o terapeuta ocupacional, Crystian Moraes, abordaram os temas: prevenção da dor laboral e prática de transferência para a cadeira anfíbia", respectivamente.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO