Cinco entidades se inscreveram para Conselho da Promoção da Igualdade Racial


De: Secretaria de Governo e Coordenação Institucional
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Beatriz Vellasco
Criado: 06 de junho de 2019

Uma comissão eleitoral instituída pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais se reuniu nesta quarta-feira (5) para avaliar a documentação das cinco entidades da sociedade civil inscritas para as quatro vagas existentes no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, criado pela Prefeitura de Vila Velha, em abril deste ano.

O resultado final das inscrições acontecerá no próximo dia 17 e a plenária com a homologação dos resultados será realizada em 24 de junho. As entidades inscritas devem pertencer a movimentos culturais de promoção de igualdade racial, da juventude e da mulher negra, indígenas e cigana, além das entidades organizadas de povos tradicionais.

A criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial no âmbito do município é um dos critérios para que o município participe do Sistema Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), do Ministério dos Direitos Humanos, para obtenção de recursos federais.

Entre as atribuições do Conselho está a articulação, o estabelecimento de diretrizes e a deliberação sobre as políticas de promoção da igualdade racial no município. Além de encaminhar denúncias de discriminação em razão de raça, cor, etnia ou religião.

“A gestão está se adequando ao Senapir para que tenha direito aos recursos federais destinados ao segmento. Entre os critérios estão a criação do órgão gestor e a ativação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial”, destacou o Coordenador da Promoção de Igualdade Racial do município, Evan Halei. 




SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO