5 mil alunos da rede municipal aprendem sobre preservação ambiental


De: Secretaria de Educação
Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcão
Criado: 07 de junho de 2019

A segunda edição do Conectando as Escolas com a Natureza termina no final da tarde desta sexta-feira (7), no Parque da Prainha. No último dia do evento, a Prefeitura de Vila Velha espera atingir a marca de 5 mil alunos de 50 escolas da Rede Municipal de Educação passando pela área.

A ação é realizada desde a quarta-feira (5), data em que foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. As crianças que participam do Conectando as Escolas com a Natureza deixam o espaço na Prainha maravilhadas e dispostas a transmitir os conhecimentos adquiridos para seus pais, responsáveis, irmãos, vizinhos, familiares e amigos.

“Vou falar com todos os meus amigos e lá em casa que é muito importante preservar a natureza. Muitos animaizinhos e florestas estão morrendo por causa da maldade de muitas pessoas. Temos que preservar o meio ambiente”, disse o pequeno Pedro Lucas Gonçalves, de apenas 6 anos, aluno do 1º Ano C da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ricardina Stamato da Fonseca, localizada em Jardim Colorado.

Os professores da Rede Municipal também estão aprendendo bastante com o evento. “A Educação Ambiental tem sido tratada de forma simples, porém precisa na ação. Meus alunos saíram daqui muito bem informados e felizes”, declarou Daniela Ribeiro, professora de Pedro e outros 20 alunos que foram ao Parque da Prainha nesta quinta-feira (6).

Ações

No evento, são realizadas oficinas, peças de teatro, palestras, danças, brincadeiras e exposições. Técnicos das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Desenvolvimento Urbano (Semsu) orientam às crianças sobre como fazer compostagem doméstica com garrafa pet, a separar lixo seco e lixo úmido e sobre coleta seletiva.

Inclusive, o carro da coleta seletiva é apresentado aos estudantes. Também é feita a distribuição de saquinhos de composto orgânico, folder explicativo e fitas temáticas para as crianças amarrarem no pulso. 

Coordenação

A ação é coordenada pela (Semed), através da Coordenação de Educação Ambiental. O trabalho tem o apoio da Semsu e participação das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente. Semed e Semsu têm dois estandes no evento, destinados à promoção da conscientização ambiental.
 
“Nossos principais objetivos são: conscientizar, sensibilizar e incentivar a mudança de valores e hábitos nas escolas, nos lares e nas comunidades, no que tange ao meio ambiente e seus impactos positivos quando praticamos, de fato, atos sustentáveis”, declarou a coordenadora do setor de Educação Ambiental, Giselle Soncin Simião.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO