Vila Velha pode ter pista de skate profissional e sediar competições


De: Secretaria de Governo e Coordenação Institucional
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação
Criado: 14 de maio de 2019

Uma pista profissional de skate pode ser instalada na região de Cocal, em Vila Velha. A Prefeitura iniciou entendimentos nesta segunda-feira (13) e fará um estudo de viabilidade para construção de um espaço propício à prática da modalidade, uma demanda apresentada por representantes da Associação Capixaba de Skate (ACSK).

Uma reunião ocorreu entre a entidade e membros do Executivo municipal, na sede da Prefeitura, para tratar do assunto. Ficou acordado que a ACSK vai apresentar formalmente uma proposta com o projeto básico de construção de uma pista no Parque Urbano de Cocal. Além de protocolar o projeto, a associação também deve debater com a comunidade local.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), por sua vez, ficou responsável pela realização de estudos e de um diagnóstico do potencial do município para que, futuramente, possa receber competições de âmbito estadual.

“A interlocução com esse segmento é muito importante, pois a cidade tem um histórico de atletas que despontam nos campeonatos brasileiros de skate. Ouvir as demandas deles, nos possibilita fortalecer este esporte em nosso município”, destacou Marilene Araújo, responsável pela Política de Juventude da Secretaria de Governo.

Segundo o presidente da ACSK, Lauro Almeida, o município sempre esteve representado por atletas que figuram entre os primeiros do skate nacional. “Só está faltando agora contemplar uma baita pista de skate para essa rapaziada ter um espaço onde treinar e vivenciar melhor o esporte”, enfatizou.

Os skatistas Marcelinho Damasio, 16 anos, e Felipe Matos, 19 anos, por exemplo, foram os campeões brasileiros da modalidade em 2015 e 2016, respetivamente. Eles, que residem em Vila Velha, participaram dos mundiais ocorridos na França e na Espanha. O skate é uma das modalidades que se tornou oficial na Olimpíada de Tóquio em 2020.

Também participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Caroline Jabour; o vice-presidente da Acsk, Thiago Uliana; e o presidente da Associação de Moradores de Cocal, Vanderlei Rodrigues Barreto. A reunião foi promovida pelo projeto Conexão Jovem, da Secretaria Municipal de Governo. 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO