23 de Maio: Municípios capixabas serão homenageados em desfile


De: Secretaria de Educação
Texto: Érico Miranda | Foto: Felix Falcão
Criado: 04 de maio de 2019

Dezessete municípios capixabas serão homenageados por 27 escolas municipais no desfile cívico-militar de 23 de Maio, data que marca o início da Colonização do Solo Espírito-Santense. O evento será realizado no mesmo local de 2018, na sequência das avenidas Jerônimo Monteiro e Champagnat, com o ápice na Praça Duque de Caxias, no Centro.

Doze bandas escolares participarão do tradicional desfile, que terá como tema: “Capixaba, muitas culturas, uma história”. Nesta quinta-feira (2), na sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, foram definidos os últimos detalhes do evento, que também marcará o aniversário de 484 anos do município.

“O desfile é um momento importante para a cidade e para o Estado. O evento possui grande apoio popular. Nossas 12 bandas escolares terão novos instrumentos e uniformes. Tenho convicção que a temática agradará ao público, que verá uma bela homenagem a 17 municípios capixabas”, afirmou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.

O coordenador do setor de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Peterson Castro, declarou: “Em 2019 exaltaremos a cultura capixaba, com alegorias e a temática que serão apresentadas”.

Na véspera do desfile, no dia 22 de maio, será feita a transposição do fogo simbólico do Palácio Anchieta (sede do Governo do Estado) para a Prainha, local da histórica chegada dos colonos europeus comandados pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Neste período, Vila Velha torna-se a Capital do Espírito Santo.

Participaram da reunião desta quinta-feira (2), representantes da Prefeitura de Vila Velha (secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer, Serviços Urbanos, Defesa Social e Trânsito/Guarda Municipal; Governo e Coordenação Institucional/Comunicação); das Policias Militar e Civil; do Corpo de Bombeiros; das Forças Armadas (Exército/38º Batalhão de Infantaria e Marinha).

Além dos alunos, também desfilarão: inspetores penitenciários (Secretaria de Estado da Justiça); Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); e o Grupo Escoteiro Barão do Teffé.


 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO