Segurança: 900 policiais e guardas atuarão na Festa da Penha


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 27 de abril de 2019

Mais 900 homens entre agentes da Guarda Municipal e policiais militares vão atuar na segurança e no ordenamento do trânsito nos últimos dias da Festa da Penha, que se estenderá até a próxima segunda-feira (29). É que o período concentra o maior número de fiéis que participa das celebrações religiosas e também das diversas romarias, incluindo a dos Homens, a mais extensa e com uma participação expressiva.

“Como temos uma expectativa de público muito grande, nós organizarmos junto com a Policia Militar um plano de segurança e de interdições de trânsito para o evento”, explicou o secretário de Defesa Social e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Júnior. E continuou: “Tudo isso para que as pessoas possam transitar com tranquilidade”, reforçou.

O comandante do 4º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel, Marcelo Abreu, enfatizou que o evento tem crescido muito nos últimos anos. “Por isso, o efetivo empenhado é maior. São 700 homens somente da PM, incluindo reforços de outras unidades como a Companhia de Missões Especiais (Cimesp), cavalaria e alunos em formação na escola de sargento”, explicou. Ele fez questão de frisar que outros bairros também terão a segurança reforçada.

“Queremos proporcionar uma maior segurança para que o evento seja o melhor possível”, garantiu a subsecretária da Guarda Municipal, Elisangela Fraga. Segundo ela, todo o efetivo da Guarda Municipal, dividido em escalas diárias, será utilizado, incluindo o próprio pessoal do setor administrativo.

A unidade móvel no Parque da Prainha será utilizado como apoio operacional de segurança. Trata-se de um ônibus dotado com 5 câmeras para monitoramento do local. Nele, ainda será possível monitorar todos os pontos da cidade.

Assistência Social

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estará presente na Festa da Penha 2019 com o serviço de abordagem às pessoas em situação de rua. A equipe fará base no Parque da Prainha, de 8h às 00h, todos os dias da celebração.

Em paralelo, o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no bairro Divino Espírito Santo, funcionará do dia 27 ao dia 29, de 7h às 17h, para receber as pessoas abordadas oferecendo alimentação, higienização, atividades culturais, rodas de conversa, corte de cabelo e maquiagem.
 
Serviço

Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop)
Local: Avenida Gonçalves Lêdo, 16, Divino Espírito Santo
Público alvo: população em situação de rua e imigrantes, maiores de 18 anos de ambos os sexos, inclusive crianças se estiverem acompanhadas dos pais.
Período de funcionamento: das 08 às 17 horas, de segunda-feira à sexta-feira
Contato: (27) 3139-9537


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO