Mais de 100 mil devotos no enceramento da Festa da Penha


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Gabinete, Secretaria de Cultura
Texto: Rovena Cruz/Vandique Magalhães/Paulo Borges Filho/Marcelo Martins| Foto: fabricio lima
Criado: 30 de abril de 2019

A Missa de Enceramento da Festa da Penha reuniu mais de 100 mil pessoas no Parque da Prainha, na última segunda-feira (29). Famílias inteiras acompanharam a homilia e a apresentação da Banda Adventus, com participação de Léo Rabello, Padre Jacqson, Raquel Carpeter e Flávia Dornellas.

O prefeito Max Filho participou da Missa de Encerramento e cumprimentou autoridades presentes, como o governador Renato Casagrande, membros da igreja e populares. Exaltou ainda a primeira celebração presidida por Dom Dario Campos, que, segundo ele, “fez um trabalho muito especial como bispo de Cachoeiro de Itapemirim”.

Na ocasião, o prefeito também ressaltou: “A prefeitura procura ser um instrumento facilitador da ação dos religiosos e de todos aqueles que trabalham para que as pessoas possam vim celebrar sua fé. Que elas possam fazê-lo com toda liberdade, organização e segurança para que eventos dessa natureza possam acontecer sempre aqui no Parque da Prainha, em Vila Velha”.

Além da programação religiosa, o público ainda pôde aproveitar os shows da Banda Comichão e Macucos, promovidos pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), no palco cultural.

“É sempre memorável comparecer nesse evento, que é um show familiar. Essa festa tem esse princípio de união, de espiritualidade, de família e fraternidade. É muito bom estar num lugar com essa vibração”, disse o vocalista da Banda Macucos, Frederico Nery.

O secretário municipal de Cultura, Sebastião Maciel de Aguiar, frisou que a administração cumpriu com o cronograma planejado. “Fizemos a entrega de acordo com o que foi programado. A gestão cumpriu todas as prerrogativas, não houve nenhuma ocorrência grave e houve um aumento considerável de público”, destacou.

Segurança e trânsito

Todo o efetivo da Guarda Municipal, incluindo os agentes do setor administrativo, atuaram nos eventos, seja com ações de segurança acompanhando as romarias ou no ordenamento do trânsito na cidade. No período, foram atendidas apenas oito ocorrências, sendo a maioria relacionada ao trânsito, mas todas sem gravidade.

Educação no trânsito

Uma grupo da Educação no Trânsito da Secretaria de Defesa Social e Trânsito também atuou durante a programação da Festa da Penha com abordagens preventivas, orientações ao público. Na sexta (26) e no domingo (28) distribuíram mais de 1.300 sacolinhas para lixo de carros e a mesma quantidade de folhetos educativos sobre o tema.

Vigilância

Em paralelo ao suporte de urgência e emergência, a Secretaria Municipal de Saúde também atuou durante os festejos com fiscalização da Vigilância Sanitária para assegurar a qualidade e higiene de mercadorias vendidas no local.

A Vigilância Ambiental, por sua vez, realizou trabalhos educativos mobilizando os devotos sobre a conscientização do combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Ambulantes

A Prefeitura de Vila Velha entregou autorização para oitenta ambulantes que receberam suas credenciais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu). Eles comercializaram, durante as festividades, churrasquinho, cachorro quente, pipoca, algodão doce, refrigerante e outros tipos de alimentos.
 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO