Devoção marca Romaria das Mulheres e encerramento do Oitavário


De: Secretaria de Cultura
Texto: Priscila Contarini| Foto: fabricio lima
Criado: 29 de abril de 2019

Neste domingo (28), milhares de fiéis participaram de mais um dia de celebração da Festa da Penha.  Durante a missa de encerramento do Oitavário e da Romaria das Mulheres, muitas demonstrações de fé ocorreram em meio a um público formado por cerca de 80 mil pessoas, no Parque da Prainha. A edição de 2019 do maior evento religioso do Estado será encerrada nesta segunda-feira (29).

“Devoção” foi a palavra escolhida pela moradora de Vila Velha, Daniela Bino, para definir sua presença na Festa da Penha. “Incrível ver a imagem da Santa chegando. O padre benzeu o terço do meu casamento e só tenho a agradecer”, disse emocionada. Elenildes Soares é moradora da Serra e participa há anos da Festa da Penha. “É um evento lindo e emocionante. A Romaria das Mulheres foi coberta por pétalas de rosas”, exaltou. Margarete de Oliveira Kuster, de Cariacica, ficou sem palavras de tão emocionada. Sua mãe, que a acompanhava, disse que passou por um momento muito difícil após um atropelamento, mas que milagrosamente renasceu. “Viemos agradecer e pedir pela família, por aqueles que estiveram conosco nos momentos difíceis e bons também”.

Dom Dario Campos, arcebispo metropolitano, deixou uma mensagem para todos os féis: “É uma devoção que está na raiz do nosso povo, a devoção à Nossa Senhora da Penha. As pessoas vêm agradecer, colocar seus pedidos nos braços e no colo da Santa. Que ela continue abençoando a todos os nós e a Prefeitura de Vila Velha, por todo o apoio e carinho que dá ao evento”.

Atrações culturais

A banda Adventos deu início às apresentações na noite deste domingo (28). Maicon Araújo, vocalista do grupo, disse que participam do evento pela segunda vez. “É um motivo de muita alegria para nós. É gratificante participar de uma celebração tão grandiosa”.

Atendimento

A tenda do Salvamar, montada pela Prefeitura de Vila Velha, registrou o atendimento a 40 fiéis, ressaltou Arlene Reis Dutras, coordenadora de Políticas de Segurança Aquática. “Muitas pessoas ficam emocionadas durante a Festa da Penha. Prestamos atendimento em casos de pressão alta, princípio de infarto, derrame e a pacientes com diabetes”.

Encerramento

O Dia da Padroeira, celebrado nesta segunda-feira (29), começa com celebrações de diversas missas no Convento da Penha. Às 16 horas será realizada a Missa de Encerramento, no Parque da Prainha. Mas, a partir das 20 horas ainda haverá apresentações culturais no local.




SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO