Começa o Programa Interagir na Praça Duque de Caxias


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Defesa Social e trânsito, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de OBRAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Controle e Transparência, Secretaria de Cultura
Texto: Rovena Cruz | Foto: Divulgação
Criado: 02 de abril de 2019

A Prefeitura de Vila Velha deu início ao Programa Interagir, na Praça Duque de Caxias, no Centro, nesta segunda-feira (1º). A ação envolverá diversas secretarias municipais e contará com serviços de áreas distintas, como assistência social, saúde, segurança e limpeza públicas, dentre outras.

O objetivo do trabalho é estimular a ocupação pública dos espaços urbanos da cidade e transformá-los em ambientes agradáveis e seguros para convivência harmoniosa de moradores e suas famílias.
 
Nesta terça-feira (02), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) realizaram um intensivo trabalho de limpeza das vias, passeios, varrição e pintura de meio fio dos espaços públicos da Praça Duque de Caxias. A área receberá intervenções de jardinagem e paisagismo.
 
Confira a seguir as diversas atividades do Programa Interagir
 
 
Cultura
 
O Coletivo Mão na Massa – Filosofia de Quem Faz apresentam o espetáculo “Contos, Cantos e Encontros” da Companhia Horizontal de Arte Pública (CHAP), do Rio de Janeiro. A peça será exibida, de forma gratuita, nesta terça-feira (2), na Praça Duque de Caxias (Centro), às 17 horas.
 
Na quinta-feira teremos pintura de rosto para crianças. Na sexta-feira será oferecida aula de teatro para maiores de 50 anos.
 
Esporte
 
A prefeitura vai oferecer aulas de zumba na quinta-feira e na sexta-feira.
 
Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforçou o trabalho realizado pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) no Programa Interagir.

Na ação, as pessoas em situação de rua recebem atenção especial da Semas, com encaminhamentos diversos (para saúde, área jurídica e outras áreas) para o Centro Pop e outros aparelhos públicos municipais da Assistência Social.

“Em paralelo a essas ações, estamos alinhando uma reunião com os representantes de empresários no entorno da praça para apresentarmos o Programa Interagir e uma proposta de parceria para que a ocupação comunitária seja permanente e perene após a saída do programa da praça”, Explicou Ana Cláudia.

Segurança
 
A segurança é uma das prioridades nesta segunda fase do Programa Interagir, na Praça Duque de Caxias, no Centro. Uma unidade móvel da Guarda Municipal foi instalada no local para realizar o monitoramento, prevenção e abordagens a suspeitos com o objetivo de inibir ações delituosas.
 
O ônibus do Programa “Crack é possível vencer” é dotado com 5 câmeras de videomonitoramento, sendo quatro fixas e uma móvel com um zoom com capacidade de até um 1km de distância. A unidade, que funcionará 24 horas por dia, ainda contará com o apoio de uma equipe de agentes da Guarda Municipal com viatura para o patrulhamento preventivo e ostensivo na região.
 
“O reforço na segurança objetiva garantir a proteção de pedestres e moradores, além do comércio local”, disse o secretário de Defesa Social e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Júnior. E continuou: “Tudo isso para garantir que a comunidade se aproprie desse excelente espaço público”, resumiu.
 
Saúde
 
O Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai estar acompanhando para eventuais abordagens de pessoas em situação de rua que possam ser encaminhadas para serviços como Caps-Álcool e Drogas, Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Programa Integrado de Valorização à Vida (Proviv), Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive) ou Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).


 

 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO