Programa Interagir transforma bairro Divino Espirito Santo


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Defesa Social e trânsito, Secretaria de OBRAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Controle e Transparência, Secretaria de Cultura
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 18 de março de 2019

O Programa Interagir continuará atuando nesta semana no bairro Divino Espirito Santo. Na programação de revitalização das áreas públicas, várias ações prestadas por diversas secretarias da Prefeitura de Vila Velha acontecem pelas manhãs, tardes e noites. A população local e os frequentadores da região já sentem os efeitos positivos do trabalho realizado.

Dentre as atividades que continuarão sendo realizadas estão: jardinagem, iluminação, limpeza, pintura, atrações esportivas, programação cultural, patrulhamento feito pela Guarda Municipal e outros serviços que fazem com que a população volte a frequentar a pracinha, que, nesta quinta-feira (21), terá implantada a feira comunitária para os moradores interessados em vender seus produtos.

Durante todas as noite, sempre a partir das 18 horas, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizará recreação infantil e futsal na quadra poliesportiva do bairro. A partir das 19 horas ocorrerá uma aula de zumba.

Consultório na rua

Nesta segunda-feira (18), o “Consultório na Rua”, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abordagens a pessoas em situação de rua, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Algumas pessoas em situação de rua foram encaminhadas a serviços realizados pela Prefeitura de Vila Velha como: Caps-Álcool e Drogas, Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Programa Integrado de Valorização à Vida, Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive) ou Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). A Ouvidoria Intinerante permanece na praça do bairro para atendimento à população. 

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) - foto abaixo - também realiza um trabalho com a população local, com aulas de teatro, atividades com o público infantil, dentre outras.



Resultados

A ocupação comunitária já começa a dar resultado. A secretaria municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, divulgou o balanço parcial das atividades da abordagem de pessoa em situação de rua aos arredores do bairro. 

No total foram 41 abordagens. Onze pessoas aderiram ao programa de alguma forma e receberam atendimento terapêutico, médico ou abrigamento. "Após uma semana de funcionamento, o Programa Interagir apresentou resultados concretos de frequência das pessoas da comunidade na praça e na quadra principal. Houve uma mudança positiva em relação às pessoas que moram ou frequentam o local”, declarou Ana Cláudia.

Morador do bairro, José Raquel Corrêa, elogiou o programa da Prefeitura de Vila Velha. “Parece um sonho ver esse lugar assim tão bom, antes a gente não podia passar na rua que era abordada pelas pessoas que ocupavam esse espaço, agora temos segurança e liberdade”, disse.

Confira abaixo o que será realizado nesta terça-feira (19) no Programa Interagir.

Programação

- 9h às 17h: equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Obras, Serviços Urbanos e Ouvidoria prestam serviços e orientações ao público;
- 18h: recreação infantil;
- 18h: futsal;
- 19h: aula de Zumba na quadra poliesportiva de Divino Espírito Santo.


 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO