Programa Interagir: Agenda cultural e esportiva nesta quarta-feira (13)


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Defesa Social e trânsito, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Controle e Transparência
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 13 de março de 2019

Um espaço de convivência feliz, seguro, acolhedor e democrático com uma programação cultural, esportiva, e de lazer. É dessa forma que o Programa Interagir, realizado pela Prefeitura de Vila Velha, quer estimular a ocupação pública dos espaços urbanos da cidade para transformá-los em ambientes agradáveis nos quais a população tenha uma maior sensação de pertencimento.

O programa, que começou a ser realizado na segunda-feira (11), no bairro do Divino Espirito Santo, ocupará outros 58 espaços urbanos da cidade. Nesta quarta-feira (13) a ação contará com uma agenda cultural e esportiva. Entre as atividades programadas estão oficinas de teatro, atividades esportivas e a zumba, uma dança aeróbica muito praticada nos ambientes livres e que caiu no gosto do capixaba.

Nas manhãs de segunda (11) e de terça-feira (12), várias abordagens foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social a pessoas em situação de rua que estavam no o local. Uma delas aceitou o convite e foi espontaneamente encaminhada para tratamento.

Durante os dois primeiros dias, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos com o auxílio de caminhões e máquinas promoveram a limpeza e a capina no entorno da praça e da quadra esportiva do bairro, antes degradadas pela ocupação desordenada. Tudo isso, foi acompanhado por uma viatura da Guarda Municipal e equipes da Ouvidoria Itinerante, também estacionada no local para atendimentos a moradores.

A cada quinze dias em pontos alternados da cidade, as equipes das diversas secretarias da Prefeitura da Vila Velha, vão promover ações integradas de limpeza, capina, varrição, segurança para a revitalização do espaço público, além de atendimentos de saúde, abordagens sociais a moradores em situação de rua e a fiscalização urbanística e de Posturas. E também atividades esportivas e culturais com paisagismo, dança e grafite.

Beleza ofuscada

“Nossa meta é envolver a comunidade para que se apropriem e ocupem os espaços de vivência e mantenham atividades comunitárias no local com o despertamento de um sentimento de corresponsabilidade social”, disse a secretária de Assistência Social Ana Cláudia Simões.

O consultor Elton Cordeiro Guimarães, 42 anos, que trabalha em um prédio próximo foi surpreendido com a novidade. “Seria ótimo que essa ação se mantivesse por causa do ambiente”, disse. E continuou: “Isso vai influenciar até no aluguel dos espaços do prédio”, opinou. “Está ficando muito bom”, disse Reinaldo Andrade, 50 anos, que passava com o seu carrinho vendendo picolé. E completou: “Agora a gente passa de cabeça mais erguida, tranquilo, em uma área bonita., que antes foi transformada em um depósito de lixo e de drogas”, destacou.

O motorista de ônibus Leonardo Mozer, 29 anos, foi outro que elogiou a revitalização da área. “Um lugar tão bonito, mas a sujeita estava ofuscando a sua beleza”, disse. E continuou: “Isso vai trazer mais segurança para os motoristas que trabalham aqui perto”, opinou. Uma senhora de 48 anos que pediu para ser identificada disse também que antes tinha até medo de passar pelo local. “Tem que ser uma coisa que permaneça e haja fiscalização”, confidenciou.

Programação 

Quarta-feira (13)

Local: Bairro Divino Espírito Santo;

8h às 10h: recreação, na quadra poliesportiva do bairro;
19h: zumba.

 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO