Prefeitura promove evento sobre Dia Internacional da Mulher no Centro


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde
Texto: Rovena Cruz / Carol Poleze| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 07 de março de 2019

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher visa ressaltar a importância do público feminino na sociedade e relembrar o histórico de lutas delas em busca de seus merecidos direitos. Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Vila Velha e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDDIM) realizam, a partir das 8 horas, no Teatro Municipal, Centro, uma programação especial voltada para as mulheres.

Coordenado pelas secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa), evento com o tema “Sempre Vivas - Mulheres Enriquecidas com a Vida”, traz música ambiente ao vivo e palestras que trazem temas importantes para o público feminino.
 
Na primeira palestra do dia a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões vai falar sobre os serviços prestados pelo Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive).
 
Na sequência, Tarciana Martins, da Semsa, apoiadora do Programa Teste, Trate e Cure, do Ministério da Saúde, e Rosângela Armini (Saúde da Mulher), ministrarão a palestra: Planejamento Familiar e Epidemia de Sífilis.
 
"Além de homenagens, o Dia Internacional da Mulher deve ser visto como um momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelo público feminino. É uma data que propõe uma reflexão sobre o empoderamento coletivo da mulher e o fortalecimento mútuo do gênero feminino, para que juntas, consigamos banir todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres”, afirmou Ana Cláudia Simões.  
 
História
 
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 1908, nos Estados Unidos, quando cerca de 1.500 mulheres aderiram à uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Elas buscavam melhores condições de trabalho e de qualidade de vida.
 
Serviço
 
“Sempre Vivas - Mulheres Enriquecidas com a Vida”
- Data: sexta-feira (8);
- Local: Teatro Municipal/Praça Duque de Caxias, Centro;
- Horário: 8 às 13 horas;
 
Programação (Teatro Municipal):

- 8 às 9 horas: música ambiente ao vivo e credenciamento;
- 9 às 10 horas: abertura com mesa de honra;
- 10 às 11 horas: palestra com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Claúdia Simões. Tema: atuação do Cramvive;
- 11 às 12 horas: palestra da Secretaria Municipal de Saúde, com Tarciana Martins e Rosângela Armini. Tema: Planejamento Familiar e Epidemia de Sifilis;
- 12 às 13 horas: dinâmica de grupo;
- 13 horas: encerramento com apresentação cultural.

Programação (Praça Duque de Caxias)

- Atividades informativas e educativas da saúde da mulher, programa de tabagismo e LGBTQ, violência domestica e jurídica;
-  Secretaria de Saúde com Carro da IST, com testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis
- O Juizado da Lei Maria da Penha oferecendo atendimento psicojurídico à população;
- Comissão da Mulher e da Mulher Advogada com atendimento jurídico e suporte aos trabalhos realizados no “Ônibus Rosa”;
- Atendimento de beleza com o Instituto EMBELLEZE;
- Exposição de trabalhos artísticos artesanais de mulheres empreendedoras.
- Atrações culturais diversas.
 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO