Pavimentação moderna para ruas da Barra do Jucu


De: Secretaria de OBRAS, Secretaria de Gabinete
Texto: Gilberto Medeiros | Foto: Felix Falcão
Criado: 29 de março de 2019

Um conjunto de 27 ruas da Barra do Jucu será pavimentado pela Prefeitura de Vila Velha com blocos projetados com uma nova tecnologia que permite absorver 60% da água das chuvas, fazendo-a penetrar no solo mais rápido. O projeto foi elaborado com atenção especial à arborização das vias.

Para efeito de comparação: enquanto a tecnologia a ser empregada na Barra do Jucu permite a absorção de 60% da água, os blocos intertravados comuns permitem 22% e o asfalto, apenas 5%.
 
As obras foram divididas em três lotes e o prefeito autorizou a licitação do primeiro lote logo após a apresentação para a comunidade, nessa quinta-feira (28), na sede da Igreja Quadrangular, na Rua Vasco Coutinho, Barra do Jucu, com mais de 120 participantes.
 
No primeiro lote serão feitos a drenagem e a pavimentação das ruas Albatroz, Guignard, Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne, Van Gogh, Édouard Manet, Humberto Lodi, Auguste Renoir, Odilon Redon, Rua da Sereia e a Av. Anderssen Fidalgo.
 
“A Barra do Jucu é uma comunidade cosmopolita. Temos diversos intelectuais e artistas aqui. É uma comunidade que merece a atenção que estamos dando com essa obra. É uma tecnologia nova, mas já utilizada em diversos países que já entendem que é melhor drenar a água do que impermeabilizar o solo com asfalto”, pontuou o prefeito Max Filho.

Leia mais após a foto.

 
Comunidade aprovou
 
Os moradores da Barra do Jucu que participaram da apresentação do projeto de drenagem e pavimentação de 27 ruas aprovaram a proposta da Prefeitura de Vila Velha para a utilização de blocos intertravados permeáveis.
 
Lucas Régis Costa, morador da rua Edoaurd Manet, que será beneficiada, elogiou. “Muito bom, maravilhoso! É um projeto inovador, sustentável, vai desenvolver a Barra do Jucu”, disse.
 
“O projeto é muito bom, já esperamos por ele há muito tempo. Essas obras vão ajudar muito, quando chove aqui é muita poeira ou lama. Como a gente é um local de turismo, temos os Passos de Anchieta, tem o pessoal que vem conhecer o nosso Carnaval, é bom que temos várias ruas calçadas”, comemorou Hozana Siqueira, moradora da Rua Jurandir Ferreira.
 
O presidente comunitário da Barra do Jucu, Denivaldo Falcão, agradeceu o ao prefeito o investimento no bairro. “Obrigado, prefeito! O senhor está atendendo uma solicitação da comunidade da Barra do Jucu com esse calçamento permeável. Vai ficar muito bonito. Nós não queremos asfalto”, afirmou




SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO