Metodologia do Orçamento Participativo 2019/2020 é aprovada em assembleia


De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Vandique Magalhães| Foto: divulgação
Criado: 27 de março de 2019

O Regimento Interno e a metodologia das reuniões do Orçamento Participativo deste ano foram aprovados, na noite desta terça-feira (26), durante a Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), realizada no auditório da Centro de Capacitação de Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), no Centro. Mais de 60 pessoas entre lideranças comunitárias, moradores e servidores participaram da reunião.

Após a leitura das cláusulas do Regimento Interno para a realização do Orçamento Participativo 2019/20, que preveem as composições do Fórum dos Delegados e da comissão de acompanhamento, o documento foi aprovado por unanimidade. 

Todas as fases que compõem o calendário da AMO foram apresentadas durante o encontro, com a primeira reunião deliberativa, seguida de outra informativa, ainda a ser marcada, sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). E a partir do dia 20 de maio começarão as outras 12 assembleias temáticas e regionais do Orçamento Participativo, finalizando com o Fórum dos Delegados.

“Esse instrumento passou a ser referência para todas as políticas públicas e a metodologia de trabalho servem para a construção do orçamento de 2020”, destacou o secretário de Planejamento e Projetos Estratégicos (Sempla), Ricardo Santos, ao abrir a Assembleia Municipal do Orçamento (AMO). E destacou: “A participação popular é o que legitima as reuniões do Orçamento Municipal”, reforçou.

Participação popular

A participação popular nas reuniões também foi abordado pelas lideranças comunitárias. O presidente da Associação de Moradores de Rio Marinho, Francisco Moraes, destacou que participará dos encontros. “Na outra oportunidade chegamos a reunir mais de 500 pessoas durante a assembleia temática em Rio Marinho”, disse.

“Nós devemos sempre prestigiar e valorizar essas discussões”, defendeu Irene Leia Bossois, da Associação de Moradores da Praia da Costa. Já a presidente da Associação dos Moradores do Jockey de Itaparica, Sabrina Leonel, chegou a falar sobre a dificuldade de mobilização dos moradores para participar das reuniões.

Participaram da assembleia os secretários de Obras, Luiz Otávio Machado de Carvalho, de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, os subsecretários da Sempla, Luis Son e da Educação, Soliandra Della'Parte Mattos, além das lideranças comunitárias dos bairros de Santa Rita, Rio Marinho, Cobilândia, Araçás, Paul, Jockey de Itaparica e Praia da Costa.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO