Mês da Mulher: Prefeitura age no enfrentamento à violência doméstica


De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 11 de março de 2019

De acordo levantamento publicado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de feminicídios cresceu 8,4% em 2018, em comparação com o ano anterior (foram 1.135 registros contra 1.047 de 2017). 
 
Com objetivo de proteger e cuidar das mulheres do município, a Prefeitura de Vila Velha lançara até o final do mês a “Patrulha Maria da Penha”, que terá como missão principal dar atenção, proteção e assistência às mulheres vítimas de violência no município. O anúncio feito durante evento realizado nesta sexta - feira (8) em evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Duque de Caxias, Centro.
 
“As agressões contra as mulheres precisam ser tratadas na esfera das políticas públicas de assistência social. A Prefeitura de Vila Velha está fazendo sua parte”, afirmou o prefeito Max Filho.
 
Para a conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDDIM), Vera Lucia de Matos, a maior causa que o conselho busca é ajudar a mulher é contra a violência doméstica. “Elas estão precisando muito, queremos sensibilizar a sociedade na defesa do público feminino”.  
 
A secretaria municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, palestrou sobre o serviço oferecido pelo Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive): “Atualmente, aproximadamente 280 mulheres vítimas de violência, com ou sem medidas protetivas, são atendidas semanalmente pelo centro. É importante ressaltar que tudo começa com uma verbalização, uma recriminação, um ato de ciúme. Posteriormente a violência só tende aumentar”.  
 
Na praça, como parte do evento havia estandes das secretarias de municipais de Saúde e de Educação, o “Ônibus Rosa” do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, peças artesanais produzidas por mulheres empreendedoras e espaços de beleza com corte de cabelo e maquiagem. O evento “Sempre Vivas - Mulheres Enriquecidas com a Vida” foi uma parceria da Prefeitura de Vila Velha e o COMDDIM.
 
Também estiveram presentes representantes dos poderes Judiciário, Legislativo municipal e estadual, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Dra. Hermínia Maria Silveira Azoury, representantes da segurança pública, secretários municipais e estaduais.




SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO