Verão saudável: entenda como os alimentos são importantes nesta época

De: Secretaria de Saúde
Texto: Carol Poleze/Marcelo Martins| Foto: Felix Falcão
Criado: 07 de janeiro de 2019
O verão em Vila Velha chegou com a temperatura de 35°C e sensação térmica de 38°C, conforme o Instituto Climatempo. Isso pede maior atenção com a saúde, principalmente com a alimentação. Com alta temperatura, vários alimentos podem estragar facilmente, é preciso ter cautela para aproveitar o verão de forma saudável.  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio da nutricionista do Departamento de Programas Especiais (DPE) Bianca Mattedi Correa, organizou algumas orientações para uma boa alimentação nessa época de calor. “É importante buscar se alimentar de forma adequada para evitar desidratação e perda de sais minerais”, afirma.

- Quais bebidas ajudam na hidratação? Não espere a sede aparecer para beber água, abuse da água de coco e sucos naturais. Picolés de frutas estão permitidos nessa época para todas as idades. Evite o excesso de bebidas alcoólicas, pois elas desidratam e são calóricas. Observe a cor da sua urina, se estiver clara é sinal de boa hidratação.

- Quais frutas? Todas as frutas são liberadas. A melancia é aliada da hidratação e ajuda a manter a pele saudável. O abacaxi é rico em vitamina A e C, possui ação desintoxicante e refrescante. A manga é uma fruta energética e rica em betacaroteno, ajuda a manter o bronzeado em dia.

- O que evitar? Se precisar comprar algo na praia, verifique a validade e evite sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral. Boas opções pra levar na bolsa: castanhas, frutas higienizadas e suco natural.
 
- No dia a dia? Busque fazer no mínimo quatro refeições por dia: desjejum, almoço, lanche e jantar. Procure comer carnes magras, peixes ou ovos, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.

- Quais alimentos bons para a pele? Frutas e legumes de cor amarela ou alaranjada favorecem o bronzeado. Cenoura, beterraba e folhosos verde escuros (couve, agrião, rúcula e brócolis) também são alimentos que protegem a pele no verão.

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO