Prefeitura inicia distribuição dos carnês do IPTU em março


De: Secretaria de Finanças
Texto: Priscila Contarini | Foto: Comunicação PMVV
Criado: 27 de janeiro de 2019

Em março, a Prefeitura de Vila Velha iniciará a entrega de 197.125 carnês (prediais) do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019. Serão aproximadamente 5 mil carnês a mais em relação a 2018. Para o pagamento em cota única, feito até o dia 10 abril, o desconto sobre o tributo é de 8%.
 
A entrega dos carnês será realizada por servidores da Prefeitura de Vila Velha, em cada imóvel do município. A Secretaria Municipal de Finanças (Semfi) definirá a partir de qual data os carnês serão entregues.
 
Em relação aos imóveis territoriais (terrenos que não possuem construção), o carnê poderá ser solicitado no portal da Prefeitura de Vila Velha, na barra cidadão, ou nos guichês de atendimento da Semfi, localizados na sede administrativa municipal, em Coqueiral de Itaparica, na Avenida Santa Leopoldina, nº 840, andar térreo, de segunda à sexta-feira (exceto aos feriados e pontos facultativos), de 8 às 17 horas. 
 
Quem ainda tiver qualquer dificuldade para receber o carnê também poderá imprimir as guias de pagamento diretamente no portal da Prefeitura de Vila Velha.
 
Para 2019, o IPTU conta com um reajuste de 3,86%, estipulado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O reajuste anual do tributo é uma determinação da Lei 3.856/2001, por meio do decreto nº 172/2018.
 
“Vale ressaltar que o dia 10 de abril é o prazo final para o pagamento em cota única e também da primeira parcela (confira o serviço abaixo). Os descontos não contemplam a taxa de coleta de lixo. É importante também que os contribuintes estejam atentos às datas de vencimento”, afirma a coordenadora do setor de Cadastro Imobiliário da Semfi, Maria Raquel Ferreira Bernardo.
 
O dinheiro arrecadado com o IPTU é convertido na execução de obras de infraestrutura e em melhorias de serviços essenciais como saúde e educação.
 
Saiba mais
 
- 10 de abril: é o prazo final para o pagamento à vista ou da primeira parcela do IPTU.
 
Datas de vencimento
 
Cota única: 10 de abril;
1ª parcela: 10 de abril;
2ª parcela: 10 de maio;
3ª parcela: 10 de junho;
4ª parcela: 10 de julho;
5ª parcela: 12 de agosto;
6ª parcela: 10 de setembro.
 
Emissão online do carnê.

Passo a passo
 
Informe o número de cadastro do imóvel (sem o dígito zero); selecione um tipo de carnê, o ano do débito e a opção de impressão. Não é necessário criar login e senha para a imprimir o documento.
 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO