Ponta da Fruta vive nova fase

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão/Marllon Soares
Criado: 10 de janeiro de 2019
A comunidade e a Prefeitura de Vila Velha, juntas, estão resgatando a Praia Rasa, em Ponta da Fruta. Em abril de 2018 o local sofreu graves danos em consequência de uma forte erosão provocada pela ação marítima, que destruiu partes da estrutura de alguns imóveis residenciais e de estabelecimentos comerciais. Atualmente o cenário é outro.

Neste verão, a Praia Rasa retomou sua beleza e está lotada de turistas, que curtem a natureza e a culinária de Ponta da Fruta. Como consequência, o movimento do comércio da região melhorou.  

O proprietário do Restaurante Tio Zé, localizado na Praia Rasa desde 1958, José Maria Rodrigues, comemora o aumento do fluxo de pessoas na região. “Temos uma orla propícia para as crianças se banharem. Nosso movimento está intenso e a praia está sendo limpa constantemente pela Prefeitura de Vila Velha”, relatou.

Morador de Itapuã e frequentador assíduo da Praia Rasa, quase sempre acompanhado das netas, Lino Marques também parabenizou o trabalho realizado pela Prefeitura de Vila Velha na área.

“O apoio do poder público foi fundamental para todos os bares, restaurantes e hotéis da orla de Ponta da Fruta, mesmo para os que ainda estão sendo reformados. Os hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais da região recebem muito bem os turistas”, declarou Lino Marques.

Além do trabalho de limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu); as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico/Turismo; de Obras (Semob); e de Defesa Social e Trânsito/Defesa Civil, atuam constantemente na região.

A proprietária da Pousada Timoneiro, Síntia do Nascimento Hernandez, ressaltou que constantemente acompanha o trabalho das equipes de limpeza da Semsu no bairro.

“A natureza foi generosa, restaurou toda a praia, mas, para nós, que trabalhamos com o turismo, ver a participação ativa e diária da administração municipal, mantendo nossa orla limpa, é muito importante”, explicou.

​Ações em Ponta da Fruta

- Em abril de 2018, após o avanço do mar, que removeu boa parte da faixa de areia, deixando expostos os corais que ficavam aterrados, o prefeito Max Filho e o vice-prefeito Jorge Carreta realizaram visita técnica à Praia Rasa. Foram feitos mutirões de limpeza na área, com o recolhimento de resíduos sólidos e de troncos de árvores acumulados;
 
- Em maio do ano passado, o gabinete do prefeito Max Filho foi instalado, por uma semana, em Ponta da Fruta;

- Em outubro, a rampa utilizada por pescadores e moradores da Praia Rasa foi restaurada pela Semob;  

- Em novembro, a Prefeitura de Vila Velha realizou um grande mutirão de limpeza, com a utilização de máquinas e de equipes de trabalho supervisionadas pela Semsu. O trabalho foi coordenado pelo vice-prefeito Jorge Carreta. Na ocasião foram retiradas mais de 2 toneladas de restos de material de demolição, pedras, vergalhões e árvores caídas.
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO