Vila Velha está entre os cinco municípios mais transparentes do país


De: Secretaria de Controle e Transparência
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação.
Criado: 12 de dezembro de 2018

Vila Velha está no top five do ranking nacional de transparência entre os municípios do país com mais de 50 mil habitantes. A cidade ficou em 5º lugar com a nota 9,77 após concorrer com 691 entes federativos. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (12), pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°, em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção.

Neste ano, Vila velha subiu mais de 200 posições em relação a 2017, quando o município ficou na 212º posição do ranking nacional de transparência. A CGU analisou os dados disponibilizados nos portais na internet e os pedidos de acesso à informação em cumprimento ao que determina a Lei de Acesso à Informação (LAI), além de normativos sobre transparência.

Em 2018, o universo pesquisado alcançou a marca de 70% da população brasileira e ficou mais rigorosa ao incorporar os quesitos da transparência passiva e ativa. Isso porque além dos canais de atendimento ao cidadão, também foram avaliados os dados sobre receitas, despesas, obras públicas, estrutura administrativa e licitações e contratos, entre outros.

Os municípios capixabas foram bem colocados no ranking da transparência. O Espírito Santo ficou na 12ª posição em relação ao estados. Entre os municípios a Serra ficou com a primeira posição, seguido de Oriximiná, no Pará; e em terceiro a capital capixaba Vitória, na quarta posição ficou Vitória da Conquista, na Bahia.

“Um dos objetivos que criamos foi o de colocar a cidade nas primeiras posições do ranking de transparência e o resultado veio após quase dois anos de muito trabalho em equipe”, comemorou o secretário Municipal de Controle e Transparência, André Abreu de Almeida, ao anunciar os resultados do ranking da CGU.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO