Veículos adaptados facilitam atendimento de pessoas com deficiência e idosos

De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Rovena Cruz | Foto: Rovena Cruz
Criado: 21 de dezembro de 2018
O idoso com mobilidade reduzida ou uma pessoa com deficiência, muitas vezes, fica reclusa em casa, sem estímulo para sair, o que pode favorecer quadros de depressão. Pensando em mudar essa realidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou as visitas domiciliares com os novos veículos adaptados usados para atender esse público no município. 

Para a secretária da Semas, Ana Cláudia Simões, o principal motivo e finalidade das visitas domiciliares é o empoderamento e estímulo à autonomia de pessoas com deficiência que possam estar fragilizados emocionalmente. “Por conta disso até mesmo os vínculos familiares podem estar rompidos, a estratégia das técnicas da assistência social é restabelecer esses vínculos e autoconfiança de maneira que a pessoa se sinta amparada e aceite nosso convite para começar a frequentar as atividades que a Prefeitura oferece. Dessa forma, eles estarão verdadeiramente inseridos socialmente”.

Seis visitas já foram realizadas. “A visita tem objetivo de levantar as demandas do usuário, orientar e encaminhá-los de acordo com suas necessidades. Também é apresentado o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPCD) e feito o convite para os usuários participarem das atividades ofertadas. Os que aceitam, agendamos o dia e horário para buscá-los para participar”, explicou a assistente social do CCPCD, Alexandra Lourenço Alves.

Usuários

A alegria estava no olhar e estampada nos sorrisos dos usuários que, pela primeira vez, usaram o transporte na manhã dessa quinta-feira (20). Três deles foram conhecer e dar um mergulho no mar por meio do Projeto Praia Legal, que fica na Curva da Sereia, Praia da Costa.

Edmar Borges, 79 anos, disse que o transporte é uma maravilha e o serviço muito bom. “Recebi uma visita na minha casa e hoje, pela primeira vez, vim conhecer o Praia Legal. Quero voltar mais vezes, adorei”.
Ilda Marta da Silva Santos, moradora do Centro, disse que recebeu a visita da assistente social e ficou entusiasmada, contando os minutos para o passeio na praia proposto na visita domiciliar. “A implementação desse serviço com o carro é ótimo, excelente mesmo, e a equipe é muito cuidadosa com a gente”.

Claudionor Soares dos Santos, de Divino Espírito Santo, também gostou demais do passeio. “É bom sair um pouco. A gente fica em casa parado, eu só saia para ir ao médico, agora vou poder sair para passear, a gente está muito feliz”.
 
Veículos
 
Os veículos que transportam os usuários da Semas são de modelos Van Máster L3H2 da Renaut longa e Spin LT GM 1.8. Para a aquisição, foram investidos recursos municipais da ordem de R$ 200.800,92 para o contrato de 12 meses, incluindo os motoristas da cooperativa de transporte rodoviário Coopertran Ltda.


 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO