Projeto de Robótica de Vila Velha é premiado em cerimônia no Palácio Anchieta


De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini | Foto: Felix Falcão
Criado: 21 de dezembro de 2018

O grande vencedor do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo (Inoves) 2018, na categoria “em desenvolvimento” foi o Projeto de Robótica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento de premiação foi realizado na tarde dessa quinta-feira (20), no salão verde do Palácio Anchieta, em Vitória.

O vice prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta, citou o investimento do município nas novas tecnologias. “As novas tecnologias são um desafio e esse resultado mostra os investimento que a Prefeitura de Vila Velha têm realizado nessa área. Fizemos a entrega de diversos kits de robótica este ano para as escolas, temos uma política séria na educação. Parabenizo a todos os envolvidos nesse projeto de sucesso”.

“Esse é o primeiro prêmio que a atual gestão recebe do Inoves, é de alta relevância. Um projeto ligado as novas tecnologias, uma demanda nova para sociedade e uma rede que está se atualizando para oferecer isso para seus alunos. O projeto está em desenvolvimento é e uma prioridade dentro da Semed, queremos no final de 2020 estar com 30 núcleos operantes na rede”, pontuou Roberto Beling, secretário municipal de Educação.

O Prêmio

O objetivo Inoves reconhece e estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público. Os vencedores receberão recursos de até R$ 40 mil, além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger (LAB.ges), para aplicação em seu desenvolvimento.

Robótica 

Atualmente, o projeto está em dez escolas e atende aos alunos no contra turno. O objetivo é dar base para instalação de polos com laboratórios de robótica nas escolas e promover a propagação do conhecimento científico com o estímulo ao desenvolvimento dos estudantes do Ensino Fundamental.

Por meio do projeto os alunos são preparados para montar mecanismos robotizados, desenvolver habilidades em montagem e programação de robôs, assim como criar, desenhar e desenvolver a programação para construir seu próprio projeto.

As escolas do município que atualmente oferecem a robótica são: Thelmo Torres, Deputado Mikeil Chequer, Senador João de Medeiros Calmon, Antônio Pinto Rodrigues, Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, Reverendo Antônio da Silva Cosmo, Darcy Ribeiro, Ulisses Álvares, Tancredo Neves e Izaltina Almeida Ferreira.





SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO