Prefeitura melhora sistema de matrículas nas escolas municipais

De: Secretaria de Educação, Secretaria de Controle e Transparência
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 12 de dezembro de 2018
O programa de matrículas e do cadastro de vagas na rede pública municipal ficou mais transparente e acessível. O resultado foi alcançado após a realização de uma auditoria pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont) em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para avaliar os dados e as informações do Sistema de Gestão de Escolar (SGE).

O trabalho foi realizado para atender à população e à legislação, no que se refere a demanda por vagas na rede pública municipal. Na auditoria, os técnicos observaram aspectos operacionais, lógicos e físicos das unidades de ensino do município. O procedimento visava aferir a fidedignidade das informações na busca pela implementação de melhorias contínuas dos dados inseridos no SGE.

A análise dos dados foi realizada em cumprimento ao que estabelece a Lei nº 5.975/2018, que dispõe sobre a divulgação do cadastro de vagas da chamada pública escolar das UMEIs e UMEFs do município no Portal da Transparência do sítio oficial da Prefeitura de Vila Velha.

O município conta com 37 UMEIs que atendem a 10 mil alunos de 1 a 5 anos de idade. Outros 40 mil alunos são atendidos em 61 UMEFs da rede de ensino. Incluídos nesses números, a rede municipal de ensino atende a aproximadamente 1.800 alunos especiais e a quase 5 mil alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, são 98 escolas.

“Nossas análises contribuirão para que as informações divulgadas retratem a realidade e auxiliem na definição das prioridades para a alocação das turmas, facilitando, inclusive, o entendimento dos órgãos públicos sobre os procedimentos de matrícula na rede municipal de ensino.”, explicou o secretário da Semcont, André Abreu de Almeida, para quem a auditoria qualificou o sistema de matrículas na rede pública municipal.
 
 
 
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO