Plano Verão Vila Velha é lançado na Praia da Costa


De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Érico Miranda | Foto: Felix Falcão
Criado: 21 de dezembro de 2018

Foi lançado nesta sexta-feira (21), na Praia da Costa, o Plano Verão Vila Velha. Secretários, subsecretários e os agentes fiscalizadores da Prefeitura de Vila Velha participaram do “sinal verde” da ação conjunta entre diversos setores da administração municipal, que será realizada até março de 2019.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Turismo, estima que a cidade deve receber cerca de 900 mil visitantes durante a alta estação.

A estação mais quente do ano contará com mais uma edição da “Arena de Verão”, na Praia da Costa. No espaço, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), serão disponibilizadas ao público atividades físicas e de lazer como: crossfit, fitdance, kitesurf, triathlon, recreação infantil, futevôlei, zumba e outras modalidades esportivas. A arena funcionará do dia 4 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019.

A “Arena Verão” também terá um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Na unidade, técnicos da Subsecretaria de Turismo darão orientações aos visitantes. “O município está preparado para atender bem aos visitantes e à sua própria população”, afirmou a subsecretária municipal de Turismo, Neymara Carvalho.

A PMVV informa que serão instaladas 49 cabines sanitárias hidráulicas ao longo da orla da Praia da Costa até Ponta da Fruta. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), as cabines serão instaladas em pontos estratégicos do calçadão. Durante os finais de semana, devido ao costumeiro aumento do fluxo de pessoas no litoral, o número de unidades pode aumentar.     
     
Ao longo da orla há 48 chuveiros que recebem manutenção diária. Durante o verão, as duas duchas de cada aparelho estarão disponíveis. A limpeza do calçadão começou a ser intensificada a partir do início de dezembro. Todas as praias estão sinalizadas, sobretudo em questões referentes à balneabilidade e em pontos de maior arrebentação.

A Guarda Municipal já iniciou a Operação Verão. Para reforçar a ação, há uma base móvel instalada na Praia da Costa, que funcionará como central de operações integradas 24 horas por dia até o dia 15 de fevereiro.

A operação terá um efetivo de 240 agentes, incluindo integrantes do grupamento de trânsito e do quadro administrativo, que se revezarão em escalas diuturnas. Equipes de trânsito da Guarda Municipal reforçarão o patrulhamento preventivo nas principais vias da orla da cidade.

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Semest), vai reforçar o efetivo do serviço de salvamar. Durante o verão estarão atuando nas praias de Vila Velha 135 agentes, em 31 postos. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) dará atenção especial ao Praia Legal, realizado na Praia da Costa e ao trabalho de abordagem social em todas as regiões do município. 

A Semsu também vai intensificar a fiscalização, por meio da Coordenação de Fiscalização de Posturas. Técnicos do setor já orientaram os comerciantes ambulantes para o melhor ordenamento dos espaços públicos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio da Gerência de Fiscalização Ambiental, também intensificará suas ações de proteção aos recuros naturais e no controle sonoro, de acordo com a legislação vigente. 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO