Ouvidoria registra mais de 107 mil atendimentos nos últimos dois anos

De: Secretaria de Controle e Transparência
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 31 de dezembro de 2018
A Ouvidoria de Vila Velha alcançou números estratosféricos de atendimentos nos últimos dois anos. Foram mais de 107 mil, uma média de 5 mil atendimentos registrados mensalmente nos canais disponíveis, como no Call Center no 162, no Portal Online e na base móvel da Ouvidoria Itinerante. Para 2019, o órgão vai desenvolver um aplicativo para ampliar os canais de atendimentos.

De acordo com a Ouvidoria, a taxa de resposta em todas as demandas apresentadas pela população é de 80%. O serviço mais solicitado é o Disque Silêncio, com um percentual de 13,4%. Em segundo lugar aparece o serviço de iluminação, com 11,7%, seguido por pedidos para o desentupimento de esgoto com 5,8 %. A iluminação é serviço de maior resolutividade.

O canal de solicitação mais utilizado pela população ainda é Call Center, com 76,6% das demandas apresentadas. Para ampliar o serviço, a Ouvidoria vai lançar no primeiro trimestre de 2019, um aplicativo para o registro de demandas. O instrumento já está sendo desenvolvido tanto para o sistema Android como para o IOS. As estatísticas mostram que 68% da população utiliza os canais de atendimentos para solicitar algum serviço, 15% para registrar algum fato e 8,2% para fazer alguma reclamação.

“Nós recebemos esses números com muitas felicidade porque eles reforçam que a população reconhece o 162 como um canal de entrada das demandas da população”, disse o secretário de Controle e Transparência, André Abreu de Almeida. E acrescentou: “Agora vamos ampliar o acesso lançando um aplicativo (App), para que as pessoas possam encaminhar as demandas pelo celular”, explicou.

O Ouvidor Alexandre Salgado, credita o alto de número de atendimentos a melhoria da gestão dos canais de relacionamento com a população. “Em 2017, otimizamos a Ouvidoria e abrimos esse canal de comunicação, no qual a população tem acreditado. Com isso, tivemos um salto extraordinário no atendimento”, destacou.


 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO