Prefeitura realiza audiência pública sobre requalificação dos quiosques


De: Secretaria de Governo e Coordenação Institucional
Texto: Jô Amado| Foto: Felix Falcão
Criado: 21 de novembro de 2018

Na noite dessa terça-feira (20), a Prefeitura de Vila Velha promoveu a Audiência Pública para a apresentação do projeto dos novos quiosques da orla de Itapuã e Itaparica. O encontro ocorreu no Centro de Convenções de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica. O evento contou com a presença do prefeito Max Filho e do vice-prefeito Jorge Carreta.

Sem sua fala de abertura, o secretário municipal de Governo, Saturnino Mauro, fez a justificativa da realização da audiência tendo em vista a decisão da Justiça Federal que determinou a demolição de todos os quiosques. A ação judicial foi movida pelo Ministério Público Federal.

A engenheira Márcia Dan e a arquiteta Luiza Coura, responsáveis pelo projeto de requalificação dos quiosques, fizeram uma exposição detalhada da planta que culminou com a apresentação de um cronograma e uma estimativa de custos – em torno de R$ 470 mil por quiosque.

Após enfatizar a importância dos prazos estipulados pelo juiz em sua sentença para cumprimento da decisão de demolição dos quiosques, o secretário Saturnino Mauro informou será aberta uma consulta pública no Portal da Prefeitura para que interessados possam opinar sobre a proposta.

Moradores e quiosqueiros fizeram comentários sobre o projeto. Márcio Marinho disse que sua mãe, proprietária do quiosque 111 (considerado inativo pelo juiz e na lista dos três que devem ser demolidos ainda no mês de dezembro), entrou com um recurso e pediu a ajuda da Prefeitura. 

As moradoras Cristina Puppin e Regina Vasconcelos questionaram alguns aspectos estruturais dos quiosques e receberam as devidas explicações da engenheira e da arquiteta.

O quiosqueiro Bruno Vitalino questionou o custo da construção dos quiosques e disse que tinha apresentado ao prefeito um projeto mais barato. A engenheira e a arquiteta elogiaram o projeto, mas argumentaram que ele não correspondia aos critérios estabelecidos pelo Iema para a requalificação dos quiosques.

O prefeito Max Filho encerrou a audiência pública enfatizando outras reuniões serão promovidas para tratar do tema.

Participaram da audiência secretários municipais, os vereadores Anadelson Pereira, PM Chico Siqueira e Arnaldinho Borgo, a deputada estadual Janete de Sá, representantes da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), José Carlos Machado, e do Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Pablo Prata, assim como o procurador geral municipal, José de Ribamar Lima Bezerra.


 
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO