Educação lança livro produzido com a colaboração de alunos

De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini | Foto: Felix Falcão
Criado: 12 de novembro de 2018
Mais um grande evento que vai envolver toda a comunidade escolar. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) fará o lançamento da quarta edição do livro "Entre versos e rimas”. Será nesta terça-feira (13), às 19h, no Shopping Boulevard, no Jóquei de Itaparica.

O livro é composto por 216 páginas e textos poéticos, artigos, memória literária, desenho e crônicas produzidos por alunos e servidores da Semed. A capa da nova edição também é especial e diferenciada - um trabalho manual realizado pela professora de artes Viviane Monteiro.
 
Além dos alunos, mais de cem professores e 45 escolas foram envolvidas nesse projeto de formulação do livro. “Trabalhar o projeto este ano foi muito enriquecedor, pois percebemos a evolução dos textos que estão mais ricos”, comentou a coordenadora de Bibliotecas da Semed, Eliana Terra Barbosa.
 
Ainda segundo Eliana, o objetivo é promover o prazer de ler, escrever textos e desenhos de diversas maneiras. “O estímulo a leitura e a escrita são trabalhados de forma contínua e permanentemente nas escolas, desde a Educação Infantil ao anos finais”.
 
Para compor o livro, um concurso foi realizado com a participação de 790 alunos inscritos. A intensão foi promover o prazer de ler, escrever textos, desenhos de diversas maneiras, além de despertar novos escritores que direcionaram textos com o intuito de serem selecionados para compor o livro.  
 
O projeto tem como objetivo incentivar e promover a leitura e produção de texto explorando o aspecto das vivências dos alunos e seu entorno, assim como melhorar o desempenho dos alunos em relação à habilidade leitora e interpretativa, estimular a produção criativa dos alunos, fomentar a participação dos professores das diferentes áreas do conhecimento e dinamizar o uso da biblioteca escolar.
 
Seleção

Na primeira etapa do projeto, foram realizadas nas escolas atividades de leitura e escrita a partir de uma sequência didática. Depois, os estudantes produziram os textos que foram selecionados por uma comissão julgadora. As unidades de ensino promoveram sarau de poesias, com textos poéticos declamados pelos alunos, premiações das melhores produções, dramatizações, apresentações musicais, entre outros.

Serviço

Lançamento: 4ª edição do livro “Entre Versos e Rimas”
Data: 13 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Shopping Boulevard, Rod. do Sol, Jóquei de Itaparica
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO