Auditorias internas apontam soluções para problemas de alagamentos


De: Secretaria de Controle e Transparência
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 25 de novembro de 2018

O trabalho de auditorias internas sobre o funcionamento da Estação de Bombeamento do Sítio Batalha tem contribuído para minimizar os alagamentos na região. Além de atender as normas vigentes, a auditoria teve como resultado a implantação de soluções técnicas adequadas a partir de prioridades sugeridas por auditores da Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont).

Um estudo foi feito para estabelecer prioridades para o pleno funcionamento da estação em uma época em que o equipamento apresentou problemas justamente em um período chuvoso ocorrido em meados de abril desse ano.

Para apontar soluções, os auditores internos da área de engenharia civil analisaram os resultados do estudo hidrológico da região, que serviram de base para o projeto de funcionamento da Estação de Bombeamento do Sítio Batalha e do Canal da Costa. Na auditoria, foram observadas se as instalações construídas e entregues pela empresa contratada eram compatíveis com os critérios técnicos e legais.

Vários benefícios esperados pela gestão municipal foram considerados como quesitos técnicos para apontar prioridades, tais como a drenagem nas vias, a proteção à saúde pública, a preservação do patrimônio dos munícipes, a fluidez no trânsito, os investimentos públicos para mitigar os efeitos dos alagamentos, a redução de prejuízos e a redução dos impactos dos alagamentos. Tudo isso resultou em um plano de ação para as correções das distorções apontadas a partir de relatórios da auditoria, o qual vem sendo construído e implementado pela Secretaria Municipal de Obras.

“Estudos mostram que a publicação de resultados de auditorias internas reduzem, em muito, a recorrência de erros nos procedimentos internos”, avalia o secretário da Semcont,  André Abreu. E acrescenta: “Quem sai ganhando com isso é a população que tem um serviço de melhor qualidade”.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO