Servidores participam de curso sobre comunicação pacificadora

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Rovena Cruz | Foto: Divulgação.
Criado: 18 de outubro de 2018
Pensando em aprimorar o atendimento ao cidadão, o secretário municipal de Meio Ambiente (Semma) e interino de Desenvolvimento Econômico (Semdec), José Vicente, promoveu uma palestra sobre “Comunicação Pacificadora” com a  juíza da 1º Vara da Infância e Juventude de Vila Velha Patrícia Pereira Neves. O evento foi realizado na manhã dessa quarta-feira (17), no auditório da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica.

José Vicente falou da importância desse tipo de palestra. “Elas despertam nas pessoas o sentimento sobre o outro. O servidor fica mais consciente do que  precisa dizer e como dizer para facilitar a vida do cidadão”.

Patrícia Neves esclareceu que a forma de diálogo interfere no meio em que vivemos. “Na verdade é muito mais uma transformação pessoal. Mesmo sabendo das ferramentas de comunicação é preciso saber se expressar, se você está sendo agressivo na fala, provavelmente vai receber agressividade de volta. É possível reflita sobre as formas de comunicação e transformar todos os nossos diálogos, sejam pessoais ou profissionais”.

A juíza falou também sobre saber ouvir, respirar e entender o que o outro está dizendo. “Minha função é julgar, eu tenho que ouvir todos os lados, um expõe, o outro contrapõe, nessa atividade diária aprendi a escutar, observar, a ouvir com muita tranquilidade mesmo nos casos que eu pessoalmente posso considerar mais absurdos, não envolver os meus sentimentos, meus valores, é essa experiência que eu levo para as pessoas”.  

Seminário para servidores
 
Uma nova oportunidade de capacitação será o Seminário de Bem-estar Físico e Mental - Relações no Trabalho, programado para o dia 25 de outubro, das 9h às 17h, no auditório da Faculdade Novo Milênio.
 
Os temas abordados serão: 
 
"Comunicação Pacificadora ou Não Violenta" - juíza Patrícia Pereira Neves
“Autoestima e produtividade” - Carlos Vinícius Costa de Mendonça
"Bem-estar físico e as relações no trabalho" - Magda Castro
“Saúde mental e trabalho: qual a relação?” - psicóloga Ivana Carneiro Botelho 
 
Os interessados deverão realizar a inscrição no link http://sistemas.vilavelha.es.gov.br/cursos até o dia 23 de outubro. Informações: 3149-7979.
 
 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO