Projeto de crédito externo para obras é apresentado à comunidades

De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação.
Criado: 24 de outubro de 2018
Técnicos da Prefeitura de Vila Velha apresentaram, mais uma vez, às comunidades o projeto de financiamento externo de US$ 34 milhões (cerca de R$ 230 milhões) para obras de infraestrutura que vai beneficiar, pelo menos, 30 bairros do município. A reunião aconteceu na noite desta terça-feira (23), no Clube Arci, no Ibes, e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas entre moradores e lideranças comunitárias.

A equipe da Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos (Sempla) detalhou os aspectos conceituais, históricos e geográficos, além da abrangência do Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais. O objetivo principal do projeto é promover a execução de obras de drenagem e pavimentação de vias, iluminação pública, arborização, instalação de equipamentos e mobiliários urbanos, e de quatro parques naturais.

No encontro, o prefeito Max Filho destacou a importância do projeto para o município. “Além dos benefícios e facilidades apresentados pela instituição financeira, o nosso critério maior é a necessidade do investimento na qualidade de vida das pessoas, ainda mais em áreas de grande vulnerabilidade social e tão carentes de obras”, defendeu. E continuou: “E essa é uma dívida boa”, justificou, ao argumentar sobre o fato de que a Prefeitura também vai promover outras intervenções com recursos próprios para beneficiar todos os bairros da cidade. 

Um dos mediadores da reunião, o vice-prefeito Jorge Carreta, falou sobre os benefícios da proposta. “A contratação desse crédito é inovador para o município, pois isso nunca aconteceu antes. Os investimentos vão trazer grandes melhorias para todas as regiões da cidade”, explicou.

“O projeto foi concebido a partir das demandas prioritárias apresentadas durante as 23 assembleias do Orçamento Participativo”, contou o secretário da Sempla, Ricardo Santos. Ele também acrescentou sobre a aprovação da carta-consulta por parte da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), composto por vários órgãos Federais, que foi apresentada pelo município como condição para o financiamento.

Também presente na reunião, o vereador Osvaldo Maturano, que é do Ibes, destacou as obras estruturantes propostas pela Prefeitura. “Somos gratos por tudo o que o Executivo fez aqui no bairro. Por isso, quero hipotecar a minha confiança no projeto”, disse ao se dirigir ao prefeito. Por último, ainda solicitou algumas intervenções na rede de drenagem do bairro.

Ao final do evento, pelo menos dez lideranças comunitárias de vários bairros do município também manifestaram apoio ao projeto de contratação do crédito externo.

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO